Post

CAMPANHA DE COMBATE À NEGLIGÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A negligência é a violência mais comum contra crianças e adolescentes e a mais denunciada no Dique100 desde 2012. Por isso, o Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infantojuvenil, lançou a "Campanha pelo combate à negligência contra crianças e adolescentes". 

No primeiro semestre de 2015, o Disque100 recebeu, em todo o Brasil, cerca de 42 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Dessas, 32 mil são de negligência. Isso significa que 32 mil pequenos brasileiros estão expostos aos problemas trazidos por essa violência. Em Santa Catarina, foram feitas 2.947 ligações para o Disque100, 37% das denúncias estava relacionada à negligência. 



AS MARCAS DA NEGLIGÊNCIA

Muitas vezes, a negligência é tratada com menos relevância por não deixar marcas aparentes. Porém, os maus-tratos podem provocar consequências ainda piores que a violência física, pois os danos psicológicos causados pela negligência afetam o desenvolvimento físico e emocional da criança.

Para combater essa realidade é necessário, além do debate, o auxílio de todos os cidadãos. Se existem indícios de que uma criança é vítima de negligência, qualquer pessoa pode fazer a denúncia no Disque100. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima.



Tipos de Negligência

saiba mais

Como Identificar

saiba mais

Como Denunciar

Saiba Mais

Consequências

SAIBA MAIS

VEJA AS PEÇAS DA CAMPANHA

slideshare

Na nossa página no Slideshare você pode conferir todas as peças da campanha.


áREA DE ATUAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Conheça mais

O Ministério Público luta pelos interesses de crianças e de adolescentes junto ao Poder Público e no âmbito privado e familiar.