Post

LIVROS E PUBLICAÇÕES

As edições do Memorial são publicadas em formato impresso ou eletrônico, de forma avulsa ou como parte de séries editoriais, com destaque para a série "Histórias de Vida" e para a "Memória Viva de Santa Catarina". A primeira é uma coletânea de entrevistas editadas no âmbito do "Programa de História Oral", que promove memória de quem ajudou a construir a Instituição. Já, a série "Memória Viva" reedita obras raras ou esgotadas e publica fontes primárias importantes para a construção do conhecimento histórico. Essa série tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da noção de patrimônio cultural entre os catarinenses e promover o intercâmbio de acervos com instituições ligadas à cultura do Estado.



Histórias de Vida Vol. III

"Mulheres do Direito, mulheres no Ministério Público" reúne 17 depoimentos de mulheres - Promotoras e Procuradoras de Justiça e Servidora da Instituição, aposentadas ou em atividade - coletados no âmbito do Programa de História Oral do Memorial do MPSC. O livro, que tem o prefácio escrito pela feminista norte-americana Camille Paglia, traz uma reflexão sobre a contribuição das mulheres para a construção do Ministério Público de Santa Catarina. Foram entrevistadas: Hercília Regina Lemke, Rosa Maria Garcia, Vera Lúcia Ferreira Copetti, Lenir Roslindo Piffer, Maria Auxiliadora Alves, Heliete Marly Filomeno Leal, Heloísa Crescenti Abdalla Freire, Sonia Maria Demeda Groisman Piardi, Márcia Aguiar Ared, Kátia Dal Pizol, Rosemary Machado Silva, Regina Kurschus, Avone Chagas, Havah Emília Piccinini de Araújo Mainhardt, Walkyria Rucir Danielski, Gladis Afonso e Eliana Volcato Nunes. 

Veja mais

Histórias de Vida Vol. II

Este livro é o segundo da série Histórias de Vida. Reúne quinze depoimentos de Membros que ingressaram na Instituição entre os anos 1950 e princípios dos anos 1970, coletados no âmbito do Programa de História Oral. Os entrevistados relatam a sabedoria e o sentimento de tantos anos de atividade na carreira que não podem ser encontrados nos documentos e manuscritos impressos do MP. Foram entrevistados: Ruy Olympio de Oliveira, Walmor Cardoso da Silva, Pedro Paulo Zappelini Schiefler, Valdemiro Borini, Walberto Schmidt, Arno Schmidt, Nuno de Campos, Darci Manoel Gonçalves, Valdir Vieira, João Guedes da Fonseca Neto, Vivaldo Domingos Bento, André Mello Filho, Luiz Fernando Sirydakis, Paulo Armando Ribeiro e Roque Silva Machado.

download

Histórias de Vida Vol. I

O primeiro livro da série reúne nove depoimentos de Membros que ocuparam a Procuradoria-Geral e um do funcionário mais antigo da Instituição, coletados no âmbito do Programa de História Oral. Nas narrativas que seguem, aborda-se não apenas o Ministério Público, mas também aspectos da história do Estado de Santa Catarina, de meados do século XX aos dias atuais, numa perspectiva pessoal e impressionista, que fala de grandes eventos, mas também do cotidiano do trabalho do Promotor de Justiça nas diversas Comarcas e cidades pelas quais passou ao longo de sua carreira. Foram entrevistados: Hélio Rosa, José Daura, João Carlos Kurtz, João José Leal, Hipólito Luiz Piazza, Moacyr de Moraes Lima Filho, José Galvani Alberton, Pedro Sérgio Steil, Gercino Gerson Gomes Neto e Nery José Pedro.

download

Osni de Medeiros Régis: Artigos e Discursos

O livro sobre a vida e obra de Osni de Medeiros Régis reúne ensaios acadêmicos e discursos do político, publicados e proferidos entre 1955 e 1971. Além da área jurídica e acadêmica, o advogado Osni Régis também teve longa atuação na política: foi prefeito de Lages entre 1951 a 1954, deputado estadual de 1955 a 1963 e deputado federal de 1963 a 1971. Faleceu em 1991, aos 73 anos. Osni empresta seu nome à biblioteca de ciência jurídicas da UFSC e ao plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, como reconhecimento a sua passagem por essas duas instituições.  


As Memórias do General Vieira da Rosa

Este livro reúne as Memórias do General Vieira da Rosa, que integram uma obra vasta, concluída em 1940, sobre geografia e história de Santa Catarina. São presentemente editadas pelo Memorial do Ministério Público e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. O texto retrata a perspectiva do General catarinense, nascido em São José, em 1° de Setembro de 1869, e falecido no Rio de Janeiro, em 8 de Fevereiro de 1954, sobre a Revolução Federalista de 1893 a 1895, sobre a Guerra do Contestado e sobre o Movimento Tenentista nos anos 1920, eventos dos quais participou diretamente. 

Com esta edição, o Memorial do Ministério Público inaugura a Série Memória Viva de Santa Catarina, cujo compromisso repousa na edição e divulgação de fontes históricas e na reedição de obras raras de fundamental importância para a História e para a Cultura de nosso Estado.

Cem anos do Contestado: memória,história e patrimônio.

Reúne as conferências apresentadas no Seminário Nacional 100 Anos da Guerra do Contestado, realizado em Florianópolis em agosto de 2012, e do Seminário Contestado, Leituras e Significados, promovido em setembro do mesmo ano no Rio de Janeiro. O livro é um especial organizado pelo Memorial do MPSC em referência aos 100 anos da Guerra do Contestado, com o objetivo de preservar a história e a memória de Santa Catarina. A obra coletiva é composta por artigos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, destacando-se as dimensões jurídicas do conflito. A obra foi escrita por 20 autores, entre historiadores, pesquisadores acadêmicos e representantes políticos do Estado. A diversidade de autores tem como objetivo interiorizar e nacionalizar o debate, além de ampliar os estudos e a documentação histórica dos fatos.


Procuradores-Gerais de Santa Catarina

O catálogo Procuradores-Gerais de Santa Catarina, com resumos biográficos dos Procuradores-Gerais de Santa Catarina, do século XIX aos dias atuais, foi concebido como um ferramenta para oportunizar o acesso ágil e fácil aos registros essenciais daqueles que chefiaram o Ministério Público no Estado. A pesquisa foi realizada em documentos guardados no Arquivo do Ministério Público, mas foram consultados, também, outros acervos tais como o do Arquivo Público do Estado, do Memorial da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, do Museu do Tribunal de Justiça e do Instituto Geográfico de Santa Catarina. Além disso, percorreu-se a bibliografia corrente, extraindo-se dela as informações pertinentes. 

Download

Revista Métis

Revista Métis - Revista de História da Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.Publicação do dossiê Ministério Público, memória,história e patrimônio.A publicação é fruto do  II Encontro Nacional dos Memoriais do Ministério Público ocorrido nos dias 21 e 22 de julho de 2011, na cidade de Florianópolis, no Memorial do Ministério Público de Santa Catarina e conta com diversos ensaios que são produto da transcrição das conferências apresentadas.


Acesse a íntegra aqui