PostCom área de 280,68 metros quadrados, o espaço fica no térreo de um prédio alugado na Rua Tenente Ary Rauen, número 753, na esquina com a Rua John Kennedy, e possui uma sala de recepção, duas salas de apoio técnico, duas salas para equipe de assessoria e dois gabinetes, além de uma sala para arquivo e outra para sistema técnico. 

A solenidade de inauguração aconteceu na quinta-feira (25/7) e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, que falou sobre a importante entrega à comunidade local e destacou a presença da 2ª Promotoria de Justiça. "O Ministério Público tem prestado relevantes serviços. Nosso papel é buscarmos o equilíbrio entre o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. O Ministério Público do século 21 é uma instituição que faz entregas que façam sentido na vida das pessoas, mas sem estruturas adequadas nós não podemos exercer de maneira regular a nossa missão. A presença de uma segunda Promotoria de Justiça aqui nesta comarca representa a atenção e o cuidado que o Ministério Público tem com as demandas importantes desta comunidade", disse. 

A Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, que hoje atua em Canoinhas, foi responsável pela transição da antiga para a atual estrutura. Emocionada, Bianca enfatizou a preocupação em fazer o melhor trabalho para a comunidade. "O trabalho que realizamos desde o início foi com muito amor, e eu falo amor no sentido de doação. Sempre tivemos a preocupação de que o nosso trabalho fosse prestado da melhor forma possível para a sociedade", disse. "É um privilégio poder fazer parte deste momento histórico que Papanduva vive", finalizou. 

Anteriormente, inseridas no Fórum, as Promotorias de Justiça atendiam em apenas um gabinete e uma sala de assessoria. Com a limitação espacial, o público que buscava atendimento precisava esperar com quem aguardava por audiências do Tribunal de Justiça, o que não será mais necessário.


PostA nova sede permite também uma maior integração entre a equipe, além de conter um espaço adequado para a realização de reuniões, garantindo um melhor atendimento a autoridades e outros órgãos, tais como redes de atendimento que trabalham em conjunto com o MPSC. O Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Comarca de Papanduva, Promotor de Justiça Antônio Júnior Brigati Nascimento, reforçou em seu discurso os benefícios que as novas instalações trarão para a sociedade. "Agora temos um espaço de atendimento ao público que garante a privacidade das pessoas. Temos uma sala de reunião própria, que servirá para firmar os TACs, fazer reuniões da rede de atendimento da infância e juventude e atendimento integral também dos demais setores da sociedade de Papanduva e de Monte Castelo, além de ser um espaço para as equipes desenvolverem as atividades diárias". O Promotor de Justiça destacou também o trabalho do MPSC. "A inauguração das Promotorias de Justiça de Papanduva e de Monte Castelo, em sede própria, é um marco para o Ministério Público catarinense e consolida a posição de instituição permanente e sua autonomia funcional e administrativa. A saída gradativa do Ministério Público dos interiores dos Fóruns fortalece a nossa autonomia institucional. Também reforça o profissionalismo da atividade-fim do Promotor de Justiça com a possibilidade de atendimento integral dos interesses da população", afirmou. 


O vice-prefeito João Jaime Ianskoski falou sobre o quanto a comunidade ganha com o novo espaço. "Mais do que melhorar a qualidade do ambiente de trabalho para os servidores e Promotores de Justiça, este lugar proporcionará condições para a população se sentir em casa. Com mais uma Promotoria, estamos certos de que a sociedade será beneficiada, pois proporcionará uma melhor entrega de serviços em todas as áreas, seja na fiscalização de cumprimentos das leis que defendem o patrimônio, seja na defesa dos interesses sociais ou individuais da população", finalizou.

PostParticiparam da cerimônia: Secretário-Geral do MPSC, Samuel Dal-Farra Naspolini; Promotor de Justiça de Itaiópolis, Pedro Roberto Decomain; Promotor de Justiça de Mafra, Alicio Henrique Hirt; Promotor de Justiça de Joinville, Marcelo Mengarda; Chefe da Casa Militar do MPSC, Coronel Luiz Ricardo Duarte; Comandante da Guarnição Especial da PM de Mafra, Tenente Coronel Marcelo Pereira; Delegado de Polícia de Papanduva, Eduardo Borges; Comandante da Polícia Militar, 3 Sargento Ronaldo Cesar Paes de Farias; Comandante do Corpo de Bombeiros de Papanduva, 3 Sargento Laércio Antonio Sphair; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Roger Petschow; Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores, Luis Eduardo Saliba; Presidente da Câmara de Vereadores de Papanduva, Tafarel Schons; Juiz de Direito da Comarca de Papanduva, Pedro Rios Carneiro; Vice-presidente da OAB Canoinhas, Orlando Marcelo Vieira; Advogados Cesar Santos, Luiz Pedro Succo, Jonas José Werka; Conselheira Tutelar de Monte Castelo, Edilmara Alves dos Santos; Conselheira Tutelar de Papanduva, Lidiane Claudino de Luca.


O horário de atendimento externo das Promotorias de Justiça continuará o mesmo, das 13h às 19h.