Estão abertas até dia 5/2, sexta-feira, as inscrições para a primeira turma de Treinamento no Sistema Apoia-Online EAD, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e tutoriado por servidoras do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ). O curso é direcionado a servidores e membros das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Conselheiros Tutelares e Profissionais da área da Educação. 

Clique aqui e inscreva-se.

Realizado na modalidade a distância, o curso tem como objetivo auxiliar o público-alvo na utilização do sistema, fornecendo orientações, esclarecimentos de dúvidas e materiais didáticos. Durante o ano o curso disponibilizará um total de 2.700 vagas, dividindo-as em seis turmas.

APOIA

Para combater a evasão escolar, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolve, desde 2011, o Programa APOIA, o qual mobiliza famílias, escolas, Conselhos Tutelares e toda a sociedade para trazer os alunos de volta às salas de aula. O sistema funciona em parceria com o Estado e com os municípios por meio de termo de cooperação.  

Todos estes parceiros formam uma rede com o objetivo de atuar preventivamente na garantia da permanência de alunos na escola e da efetividade do ensino, aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação. No Primeiro semestre de 2015, o Sistema APOIA possibilitou o retorno de 10.139 alunos para as salas de aula.

O Sistema APOIA Online recebeu menção honrosa na XII Edição do Prêmio Innovare - Categoria Ministério Público. Foram inscritos nesta categoria 77 projetos de diversos Estados da Federação e o projeto catarinense foi selecionado como um dos três melhores. O Prêmio Innovare é a mais importante premiação da Justiça brasileira. O prêmio tem como proposta identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo o Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.


programa apoia

saiba mais

Para combater a evasão escolar, em 2001, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), criou o Programa APOIA, que mobiliza as escolas, os conselhos tutelares, o MPSC e toda a sociedade para trazer os alunos de volta para a sala de aula.


número 1

Escola

A Escola deve procurar os pais quando uma criança ou adolescente falta cinco dias seguidos ou sete dias no mês.


número 2

Conselho Tutelar

Caso o aluno não volte às aulas em uma semana, a Escola leva o caso ao Conselho Tutelar, que tem 15 dias para buscar uma solução com pais, aluno e Escola.

número 3

Ministério Público

Se o aluno continuar faltando, o caso é levado ao Ministério Público de Santa Catarina, onde o primeiro objetivo é ainda tentar um acordo.