Post

Com o intuito de combater a evasão escolar de alunos da rede básica de ensino, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolve o Programa APOIA, em parceria com famílias, escolas e conselhos tutelares. Para capacitá-los a utilizar o seu sistema informatizado, estão abertas, até o dia 03 de agosto, as inscrições para o Treinamento do Sistema APOIA Online - EAD, dirigido a servidores das Secretarias de Educação e Conselheiros Tutelares, Promotorias de Justiça e a todos que tiverem interesse em aprender a operar o Sistema e se inteirar sobre o Programa. As inscrições devem ser feitas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MPSC pelo site.

No total, foram disponibilizadas 450 vagas para a turma, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O treinamento será à distância, sendo disponibilizado entre os dias 07 de agosto e 03 de setembro, com a carga horária de 30 horas aula. O objetivo é capacitar os operadores do Sistema APOIA, e assim, ter maior eficiência nos resultados.

O APOIA - Programa de Combate à Infrequência Escolar - passou a ser executado por meio de um sistema informatizado (Sistema APOIA Online) em 2014. O sistema informatizado oferece maior rapidez na execução dos procedimentos e mais exatidão nos dados estatísticos.

Saiba mais sobre o APOIA e sobre o Sistema Apoia Online

O APOIA é um programa criado para combater a infrequência escolar e é desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desde 2001. O Programa passou a ser executado, a partir de 2014, por meio de um sistema informatizado.

 O programa mobiliza famílias, escolas, Conselhos Tutelares e toda a sociedade para trazer alunos de volta às salas de aula. O sistema funciona em parceria com o Estado e com os municípios por meio de termo de cooperação. Todos estes parceiros formam uma rede com o objetivo de atuar preventivamente na garantia da permanência de alunos na escola e da efetividade do ensino, aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação.

 Em 2015, o Sistema APOIA Online recebeu menção honrosa na XII Edição do Prêmio Innovare - Categoria Ministério Público. Entre os 77 projetos de diversos Estados da Federação, o projeto catarinense foi selecionado como um dos três melhores.