Durante o Agosto Lilás, mês de combate à violência de gênero, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investe na conscientização das vítimas de violência e das mulheres de forma geral. Para isso, relançou a campanha "Pode, sim!", que incentiva meninas e jovens adultas a melhorarem sua autoestima e combaterem as raízes da opressão de gênero.

Com postagens nas redes sociais, a campanha está mostrando como prevenir as diferentes formas de violência - patrimonial, psicológica, física, moral e sexual. A ideia é fortalecer as mulheres, trazendo exemplos femininos de autonomia e pioneirismo em suas áreas. Entre as participantes da campanha estão a ex-remadora Fabiana Beltrame, a cientista da computação Mariana Nascimento, a empresária Annalisa Blando Dal Zotto e a jogadora do time de base do Avaí Natália Pereira, conhecida como "menina do laço".

Sobre o tema da campanha, o empoderamento feminino, Fabiana Beltrame destaca que, "quanto mais mulheres ocuparem todos os espaços, especialmente os de destaque, mais força a gente vai ter para combater qualquer tipo de violência". 

"Neste ano, queremos falar não somente sobre a violência em si, quando consumada, mas também sobre prevenção. Nosso objetivo é ir além da questão da segurança pública", conta. "Queremos conversar com a sociedade sobre a origem da violência, o motivo pelo qual ela acontece. Queremos chamar a atenção sobre como nós, enquanto sociedade, estamos construindo e estruturando ações para que as situações de violência contra a mulher não ocorram", explica o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC.

Acompanhe as postagens nas redes sociais do MPSC durante o mês e compartilhe.


SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA!

Em agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos. Lembrada como um grande marco no combate à violência de gênero, a lei busca dar um tratamento mais rígido a esse problema, acolher vítimas e promover a educação da sociedade. Por isso, a data em que a Lei Maria da Penha foi sancionada deu origem ao Agosto Lilás, um mês de campanha pelo fim da violência contra a mulher. 

O objetivo da campanha do MPSC deste ano é debater a raiz do problema, chamando a atenção da sociedade para a necessidade de estruturar ações que previnam a violência contra a mulher.