Post

Em cerimônia realizada por videoconferência nesta quarta-feira (27/10), o Promotor de Justiça André Fernandes Indalencio tomou posse como integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).   

O novo Procurador de Justiça ocupará a vaga de Mário Gemin, que se aposentou em setembro, após quatro décadas de serviço no Ministério Público de Santa Catarina.  

Indalencio ingressou no MPSC em abril de 1994. Atuou nas comarcas de São Carlos, Mondaí, São Miguel do Oeste e Blumenau.

A solenidade

O secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini, fez a leitura do termo de posse e a tomada do compromisso de Indalencio.  

Em seguida, o Procurador de Justiça Raul Schaefer Filho deu as boas-vindas ao novo Procurador de Justiça. "A sua missão no segundo grau da instituição não será pouca, nem suave. [...] Aqui, no segundo grau, faz-se sim a justiça, mas também se utiliza a emoção e o coração. Aqui não é só a lei seca, braba, objetiva e fria; aqui se joga com o coração dos homens. E assim essa mescla cria o que chamamos de justiça. Seja, André, bem-vindo, mais um a somar a essa grande família que é o Ministério Público", destacou Schaefer Filho.  

Na sua fala, o Procurador de Justiça empossado destacou sua trajetória no Ministério Público catarinense e falou sobre a evolução da instituição. "Eis que, passados 27 anos, é chegada a época do ingresso no segundo grau. Durante esse período pude acompanhar as mudanças sociais ocorridas e, com elas, a evolução do Ministério Público: da máquina de escrever aos computadores; do atendimento solitário ao público, feito nas comarcas do interior, à atual existência de um corpo de profissionais e servidores capacitados; da audiência presencial, com a tradução escrita dos depoimentos, às agora incorporadas sessões virtuais. Pude acompanhar, também, um Ministério Público que cada vez mais se aproximou da população, estendendo sua atuação em temas tão diversos como a saúde, a educação, o meio ambiente, além de várias outras esferas da conflituosidade social, cumprindo o papel que lhe foi atribuído pela Constituição Federal", disse. 

Indalencio finalizou reforçando seu compromisso com o MP catarinense: "Reafirmo a disposição de continuar fazendo valer um compromisso pessoal que adotei antes mesmo de ingressar no Ministério Público: fazer com que nossas instituições jurídicas atuem não apenas como meras casas do Direito, mas como verdadeiras casas da justiça, valor tão ausente e necessário em um país de tamanha desigualdade como o nosso".  

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, enalteceu a chegada do novo Procurador de Justiça. "Este é um momento de alegria e felicidade por que passa o Colégio de Procuradores com a ascensão de Vossa Excelência a este colegiado. As experiências institucionais de cada Procurador e Procuradora de Justiça auxiliam a instituição na tomada das melhores decisões. Nossa missão é árdua, mas reunimos, no Colégio de Procuradores, a sabedoria e experiência para seguir o melhor caminho para que não sejamos subjugados por qualquer tipo de poder ou interesse que não seja o interesse público e social que diz respeito à essência da nossa instituição".