Post

O modelo catarinense de enfrentamento à criminalidade com a integração das forças de segurança e o trabalho socioeducativo desenvolvido no sistema prisional foi reconhecido como um exemplo a ser difundido pelo Brasil. A avaliação é dos representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que visitam Santa Catarina.

Na tarde desta quarta-feira (21/11), o governador Eduardo Pinho Moreira recebeu o os integrantes da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública  do CNMP e  o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Fabio de Souza Trajano, e comentou as ações realizadas com foco na segurança pública.

"O Governo definiu prioridades e a segurança foi uma delas. Conseguimos motivar nossos efetivos com ações que geraram um impacto positivo na sociedade praticamente sem custos. Reduzimos os índices de violência e desenvolvemos um trabalho diferenciado nas unidades prisionais com a oferta de trabalho e educação", explicou Eduardo Pinho Moreira.

Os conselheiros nacionais do CNMP, responsáveis pela comissão que trata do sistema prisional e controle externo da atividade policial, realizam esse trabalho em todo o país, conhecendo os sistemas de segurança e penitenciário com a missão de dialogar e entender o que está sendo feito para melhorar a segurança pública nos estados. As visitas a campo buscam conhecer não só a atuação das polícias e do Ministério Público, mas também o modelo de administração prisional.

"Disso tudo nós fazemos relatórios, levamos a Brasília e articulamos junto com outros órgãos federais, fomentamos discussões e atuação do ponto de vista nacional, replicando boas iniciativas nessas áreas. O desafio é grande em todo o país, mas o que nós vimos aqui, é um estado bem à frente em articulação e inteligência para enfrentar problemas como a criminalidade", reconheceu o conselheiro nacional do Ministério Público e Presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, Dermeval Farias Gomes Filho.