Curso on-line apresenta princípios e orientações para qualificar a escuta protegida de crianças e adolescentes
Colaboradores do MPSC e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente com a área da infância e adolescência podem se inscrever no curso Identificar, Escutar e Proteger, capacitação on-line organizada e realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
O curso busca passar orientações para qualificar a escuta de crianças e adolescentes em situação de violência, mostrando caminhos para que os profissionais atuem com segurança e evitem a revitimização dessas meninas e meninos.
A formação é dividida em cinco módulos, com conteúdo interativo orientado pela Lei da Escuta Protegida (13.431/17), que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Dentre os tópicos abordados estão a definição de violência contra crianças e adolescentes, as diferenças entre depoimento especial e escuta especializada e a apresentação de conhecimentos sobre a sexualidade na infância e adolescência, as narrativas e vivências de violência e o desenvolvimento humano.
O curso concede certificado de participação de 10 horas-aula e está disponível continuamente no CEAF Virtual desde o começo de abril. Para se inscrever, basta seguir as seguintes instruções:
- Público em geral: fazer o cadastro no CEAF Virtual (ead.mpsc.mp.br), caso não tenha, pela opção Nova conta na página principal do Portal, confirmar o Termo de Uso do Portal - CEAF Virtual e, depois, localizar o curso em Cursos e eventos a distância; ou acessar este link.
- Colaboradores do MPSC: acessar o CEAF Virtual (ead.mpsc.mp.br) com os dados de login e senha da Rede MPSC e localizar o curso em Cursos e eventos a distância; ou acessar este link.
Veja a programação completa do curso: