Um detento denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pela morte de um colega de cela na Penitenciária Industrial de Chapecó foi condenado pelo Tribunal do Júri nesta sexta-feira (20/8).

A Promotora de Justiça Substituta Marina Saade Laux sustentou que o crime foi cometido mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima porque não havia como fugir ou buscar ajuda por estarem dentro da cela.

Érico Fernando Fidélis e Jonathan Willian Oliveira teriam se desentendido em 2016 quando conviveram na mesma cela. Eles teriam brigaram porque Jonathan teria criticado a limpeza que Érico fez no local.

Em 29 de abril de 2020, eles voltaram a conviver na mesma cela. Érico, então, utilizou um instrumento semelhante a uma chave de fenda para golpear o colega de cela, por 49 vezes, até a morte. 

O MPSC defendeu perante o Júri que o réu utilizou recurso que dificultou a defesa da vítima.

Érico Fernando Fidélis foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença, sendo condenado à pena de 17 anos e 6 meses de reclusão por homicídio qualificado.

A decisão é passível de recurso, mas, como o detento já cumpre pena por outros crimes, não poderá recorrer em liberdade.