Post

Em 2011, o 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei Federal n. 12.519. A data é uma homenagem ao símbolo da luta pela liberdade da população negra, Zumbi, e é espaço para a reflexão sobre a situação histórico-social e econômica dessa população. Tratando de questões referentes ao racismo estrutural no país e no estado a fim de entender, conscientizar e buscar ações que visem à promoção da igualdade de oportunidades para todos, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoverá, nesta quinta-feira (19/11), um evento virtual a partir das 10h em seu canal do YouTube.

Com experiência na área de Direito Público e Direitos Humanos, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão Samira Mercês dos Santos ministrará a palestra de abertura do evento sobre aspectos jurídicos e sociais relativos ao Dia da Consciência Negra e ao autorreconhecimento dessa população. Já a professora Maria Aparecida Rita Moreira, membro fundadora e presidenta da Associação de Educadoras/es Negras/os de Santa Catarina, codiretora e coprodutora do documentário "Toque de melanina? Legado de resistência", falará sobre educação para as relações étnico-raciais.

O evento será mediado pelo Procurador de Justiça e membro do Conselho Consultivo do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) Paulo de Tarso Brandão e contará integralmente com intérprete de Libras. Para participar é só acessar o canal do MPSC no YouTube.