O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve, na Capital, a condenação de um integrante de facção criminosa a 12 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado. O crime ocorreu em 2017 e foi motivado pelo furto de 30 gramas de crack praticado pela vítima. A condenação ocorreu em sessão do Tribunal do Júri realizada na terça-feira (11).

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Cleiton Waltrick Leite da Silva, em maio de 2017 Cleiton e um comparsa, atuantes no tráfico de drogas no bairro Ingleses, mataram Nelson da Rosa a fim de vingar o furto de cerca de 30 gramas de crack. 

Os criminosos aguardaram a vítima em sua residência. Quando chegou, Nelson foi primeiro brutalmente torturado para em seguida ter o pescoço cortado. Depois, o corpo da vítima foi descartado próximo às dunas da região, onde foi encontrado por funcionários da CONCAP.

Conforme sustentado pelo Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello no julgamento, Cleiton foi considerado culpado por homicídio duplamente qualificado, por ter sido praticado por motivo torpe e com uso de meio cruel. A pena aplicada ao réu foi de 12 anos de reclusão, em regime inicial fechado. A decisão é passível de recurso.