O município de Xanxerê tem agora à disposição mais uma ferramenta para acompanhamento da situação da covid-19: o Projeto Chronos. Com boletins atualizados diariamente para auxiliar nas decisões de prevenção e combate à doença, o projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e foi criado por meio de um protocolo celebrado entre a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, o município e diversas entidades locais.

A partir do protocolo, foi elaborada uma plataforma digital em que os órgãos envolvidos podem inserir e acessar diariamente novas informações sobre a situação de covid-19 e o plano de contingência para emergência em saúde pública no município. O principal objetivo do projeto é reunir dados confiáveis, atualizados e padronizados para subsidiar os órgãos e instituições na tomada de decisões mais assertivas na gestão da crise. 

"Com os dados inseridos no relatório, é possível analisar e controlar as medidas adotadas durante a pandemia pelo município e com isso poder verificar quais os resultados que as ações do município ou da região estão produzindo em razão da efetividade das medidas já adotadas", explica o Promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise.

Brandalise reforça que o projeto também visa apresentar informações de forma transparente para a população e subsidiar a construção de políticas públicas eficazes na prevenção e no combate à covid-19.

Os boletins diários do projeto, que são disponibilizados no site da Prefeitura de Xanxerê, apresentam informações como evolução dos casos confirmados, ativos, suspeitos, descartados e monitorados, assim como o número de óbitos e de recuperados, por meio de gráficos de análise rápida e intuitiva.

Fazem parte do desenvolvimento do projeto, além do MPSC, a Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), a Defesa Civil de Santa Catarina (COREDEC Xanxerê) e a BRF - Unidade Faxinal dos Guedes. São parceiros, ainda, a Prefeitura de Xanxerê, a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), o 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, a Polícia Civil (Delegacia Regional de Xanxerê), a 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Xanxerê e o Hospital Regional São Paulo.