O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está com editais abertos para a seleção de estagiários e residentes. As vagas de estágio são destinadas a estudantes de ensino médio, técnico e de graduação, enquanto os postos de residência são voltados a profissionais formados no ensino superior há no máximo cinco anos ou que estejam matriculados em cursos de pós-graduação.
Há editais para diversas áreas do conhecimento, abertos até as 19 horas do dia 20 de novembro. Quem se inscrever até essa data integrará a lista inicial do processo de seleção, o que concede prioridade na convocação para a realização da prova. Depois do prazo, será possível se inscrever para integrar o cadastro de reserva, cujos candidatos serão chamados caso a lista inicial se esgote.
Como funciona a seleção
Os candidatos inscritos até o dia 20 de novembro integrarão a lista inicial, que é ordenada de acordo com o índice de desempenho acadêmico. Assim que houver vaga na comarca para onde se inscreveram, os candidatos com melhor índice em seus editais serão chamados para a prova. Caso sejam aprovados, passam a preencher a vaga.
Fica assegurado às pessoas com deficiência e às autodeclaradas negras o correspondente a 10% e a 30%, respectivamente, das vagas, vedada a priorização de convocação dos candidatos inscritos em cadastro de reserva em relação aos inscritos no período especificado em edital.
Cronograma dos editais
Inscrições na lista inicial: até 20/11Validação dos índices de desempenho acadêmico: entre 21 e 22/11
Publicação das inscrições habilitadas: 23/11
Publicação das inscrições de candidatos autodeclarados negros: 23/11
Prazo para interposição de recurso à lista de inscrições habilitadas: 24/11
Inscrições no cadastro de reserva: após o fim das inscrições na lista inicial até o fim da vigência do processo de credenciamento