As operações de combate à adulteração do leite em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul estão contribuindo para a definição de estratégias para melhoria da cadeia produtiva leiteira no Estado. Na manhã da última segunda-feira (15/12), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) reuniu representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do MAPA, CIDASC, EPAGRI, MDA, FAESC, FETAESC, Sindileite, Aurora, BRF, Tirol, Piracanjuba, dentre outros, a fim de discutir ações integradas para evitar novas fraudes e garantir a qualidade do produto.

O Diretor-Técnico do Ministério da Agricultura no Estado, Fernando Luiz, apresentou uma série de ações integradas que podem evitar novas fraudes. Ele sugeriu que as indústrias passem a pagar pela qualidade do leite e não mais pelo volume, e que a logística do transporte seja revista. A sugestão é que o transporte seja pago por quilômetro rodado e não somente por volume.

"O governo deve ampliar a fiscalização e as análises laboratoriais. Também devem ter ações governamentais para capacitar os produtores. Para isso, o Governo Federal iniciará no começo do ano que vem a capacitação de produtores catarinenses. Serão capacitados 855 produtores em dois anos", comentou Fernando.

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do MPSC, Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza, falou sobre as operações de combate à adulteração do leite e sobre a importância do trabalho integrado no Programa de Proteção Jurídico-Sanitária de Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA).

As investigações do leite foram possíveis devido à integração decorrente do POA, que tem como objetivo a preservação da saúde dos consumidores de alimentos de origem animal. Por meio desse programa, o MPSC firmou um termo de cooperação com órgãos de proteção sanitária e, sempre que uma irregularidade é identificada, as instituições são avisadas para trabalhar em parceria. No caso do leite, o MAPA pediu apoio do MPSC para conduzir as investigações em Santa Catarina. Essa integração está servindo de modelo nacional. E, segundo o Diretor-Técnico do Ministério da Agricultura no Estado, Fernando Luiz, deve seguir para evitar novas fraudes.

Também como resultado das operações, o Ministério da Integração Nacional vai liberar R$15 milhões para a instalação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite no campus da UDESC, em Pinhalzinho. O projeto também objetiva a melhoria na cadeia produtiva do leite.

Dicas para consumir alimentos de origem animal