Hoje, 11 de junho de 2019, o parlamento catarinense aprovou, após diálogo e profunda análise, a manutenção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que garante o repasse de recursos aos poderes e órgãos do estado catarinense (Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas), à UDESC e aos municípios (FECAM).

A solução pela manutenção dos atuais índices do duodécimo e da forma de cálculo da Receita Líquida Disponível - base dos recursos divididos - foi a melhor possível, visto que a matéria, na redação e forma propostas pelo Poder Executivo, causaria enormes dificuldades para a atuação das instituições que compõem o Estado e que, em conjunto, trabalham em prol da sociedade, servindo, com profissionalismo e responsabilidade, o povo catarinense.

O tratamento dado pela Assembleia Legislativa ao Projeto de Lei n. 89/2019 conseguiu assegurar a independência e a harmonia entre os poderes, sem prejuízo às atividades que cada qual presta à sociedade. O debate e o desfecho permitiram, também, a manutenção da discussão, mantendo aberto um canal para interlocução acerca dos problemas mais sensíveis da sociedade, nos quais, sem exceção, todas as instituições públicas devem concentrar seus esforços.

A solução preserva a autonomia e a viabilidade dos poderes. O Ministério Público de Santa Catarina é a favor da manutenção do duodécimo, em sua atual sistemática, por proporcionar a participação solidária. Quando há acréscimo na economia, fruto do trabalho conjunto de todos aqueles que compõem o Estado, todos podem incrementar suas entregas ao cidadão. Quando períodos de crise provocam queda na arrecadação, todos devem aperfeiçoar a sua gestão para a melhor aplicação dos recursos e a otimização de suas estruturas.

Mantidos os atuais índices, o Ministério Público de Santa Catarina continua firme em seu propósito de defesa, amparo e proteção daquela que o faz forte: a sociedade catarinense!

POR QUE O CORTE DO DUODÉCIMO AMEAÇA OS SERVIÇOS PARA O CIDADÃO?

SAIBA MAIS

O Ministério Público de Santa Catarina defende o regime de duodécimo porque é ele que permite a produção de resultados pela Instituição que sejam relevantes para o cidadão. Com 375 Promotorias de Justiça espalhadas pelo Estado e 60 Procuradorias de Justiça, a estrutura do MPSC abrange todos os municípios catarinenses e atende, diariamente e de forma próxima, os seus 7 milhões de cidadãos. Apenas em 2018 o MPSC ajuizou 63.259 ações, atendeu diretamente 129.279 pessoas e movimentou 1.451.226 procedimentos e processos. Com os recursos do duodécimo, o MPSC produz saúde, educação, segurança pública e combate à corrupção e à sonegação fiscal. Saiba mais aqui.