Post

A reunião entre o Ministério Público de Santa catarina (MPSC) e os órgãos de segurança pública de Florianópolis para reavaliar as medidas de segurança, tomadas no começo do mês na região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apontou para a redução significativa do problema de perturbação de sossego e de violência.

Representantes das Polícias Civil e Militar destacaram que o número de ocorrências registradas por conta do movimento dos bares e restaurantes do bairro Pantanal diminuiu e a Secretaria de Segurança Institucional da Universidade apontou que, no intervalo entre as reuniões, não foram mais registrados casos de depredação e pichações no campus.

No dia 07/6 uma força-tarefa foi composta para reduzir os índices de violência na região e, entre as medidas apresentadas e aprovadas, estavam a limitação do horário de funcionamento dos estabelecimentos até a meia noite, um aumento ostensivo no policiamento na região e o cercamento de um bolsão em obras localizado na entrada do campus universitário pelo bairro Pantanal. Na reunião realizada nesta quinta-feira (21/6) decidiu-se por manter todas essas medidas.

No chamado bolsão, local que carece de iluminação e sinalizações, a Prefeitura Municipal começou na quarta (20) o trabalho de cercamento do campus. A colocação de placas de sinalização de trânsito, como de proibição de estacionar na rua Deputado Antônio Edu Vieira, já foi finalizada. Restam apenas as sinalizações horizontais. Quanto ao aumento da iluminação, os trâmites estão sendo resolvidos para que se ajuste até semana que vem.

O titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, Promotor de Justiça Daniel Paladino comemorou os resultados, os quais classificou como "rápidos e auspiciosos". Já o delegado Marcos Alessandro Vieira Assad, da Gerência de Jogos e Diversões da Polícia Civil afirmou que a parceria entre os órgãos de segurança foi umas das "mais eficazes e funcionais de sua carreira".

Na reunião também estiveram presentes a Secretária Municipal de Segurança Pública Maryanne Mattos e, representando a Polícia Militar, o Tenente Coronel Marcelo Pontes, o Tenente Coronel Fernando da Silva e o Tenente Eduardo Rieger. Na ocasião, representantes do Conselho Comunitário de Segurança da Bacia do Itacorubi parabenizaram a ação integrada e reconheceram que os esforços para redução dos índices de violência já apresentaram resultados expressivos.

Fiscalização

No último dia 15, a Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Florianópolis fiscalizou os 10 bares presentes Edu Vieira. Foi constatado que apenas dois deles estavam com alvarás vencidos, e foi concedido o prazo de 15 dias para pedidos de renovação. Foi ressaltado, porém, que os proprietários de todos os estabelecimentos comerciais estão respeitando as medidas estabelecidas no último encontro.

O bar Meu Escritório, interditado temporariamente pela gerência de Jogos e Diversões da Polícia Civil no começo do mês, deve ser reaberto em breve. As condições para isso eram a renovação do alvará expedido pela Polícia Civil e a realização de um estudo do impacto que o bar causa na vizinhança. O estudo foi protocolado nessa quinta junto à Polícia.

Ficou agendado para o dia 19 de julho um novo encontro para nova avaliação da eficácia das medidas tomadas na região.