Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abre suas portas todos os anos para receber a visita de estudantes do curso de Direito de diferentes universidades. Neste ano, porém, uma nova proposta está sendo colocada em prática com o projeto de extensão "Por dentro do MPSC". O objetivo é ampliar o conteúdo e a forma de contato com a comunidade acadêmica dos mais diversos cursos.

Além de serem recepcionados com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público e de conhecerem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira, os visitantes fazem um tour pelo Espaço Sociocultural do MPSC, que integra a Casa Bocaiúva e o Espaço Arte Catarinense.

A Casa Bocaiúva é uma construção histórica que passou por um cuidadoso processo de restauração, a fim de recuperar as suas características originais. Localizada na rua Bocaiúva, a construção foi uma antiga "casa de chácara", nome dado às propriedades de regiões periféricas por conta de suas grandes varandas e vastas dimensões. Em 1986, foi tombada como patrimônio histórico pelo município. Saiba mais sobre a Casa Bocaiúva aqui.

Já o Espaço Arte Catarinense é uma área de exposição permanente de telas de artistas do estado localizada no Edifício Ministério Público de Santa Catarina, sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Atualmente estão em exposição telas do artista Willy Zumblick, cedidas ao MPSC temporariamente pela família do artista e pela Prefeitura Municipal de Tubarão. As obras retratam aspectos históricos e culturais de Santa Catarina. Conheça mais sobre as obras expostas aqui.

Post

Os acadêmicos da nona e da décima fase de Direito da UNISOCIESC de Joinville foram os primeiros a visitar a Instituição, esta semana, dentro da nova proposta. 

O Coordenador do Grupo de Valorização à Ética e à Cidadania (GVEC), Procurador de Justiça Murilo Casemiro Mattos, recebeu os acadêmicos com uma apresentação sobre a história da Instituição e sua relevância para a sociedade, especialmente na defesa dos direitos difusos e indisponíveis, como direito à vida, à saúde e ao trabalho.

O Procurador de Justiça falou, também, sobre a sua trajetória no Ministério Público, buscando incentivar os estudantes a correrem atrás de seus objetivos. Relembrou a sua jornada até chegar ao Ministério Público, fruto de muita dedicação e esforço. "Vocês precisam estudar desde o início do curso. Se se dedicarem, podem ter certeza de que haverá espaço para vocês", reforçou o Procurador de Justiça.

Mattos também respondeu às dúvidas dos estudantes, principalmente relacionadas às etapas do concurso público para a carreira de Promotor de Justiça. Quais são as maiores dificuldades enfrentadas ao longo da carreira e como se preparar bem para o concurso foram questões levantadas pelos estudantes.

Logo após, servidores da Gerência de Biblioteca (GEBIB) mostraram aos estudantes a Biblioteca Ruy Olympio Barbosa. Em seguida, servidor do Memorial do MPSC levou os acadêmicos para fazer um tour  pelo Espaço Sociocultural do MPSC, que integra a Casa Bocaiúva e o Espaço Arte Catarinense. 

Para o estudante Reges Antonio Pavoski Gallina, a visita foi enriquecedora e de extrema importância para entender o funcionamento da Instituição. Ele, porém, pretende seguir a carreira de advogado.

Já para Anderson da Silva Oliveira, estudante da nona fase do curso de Direito, a visita auxiliou a entender a área que ele pretende seguir futuramente, que é a de Promotor de Justiça. "Gostei muito de conhecer melhor a carreira de Promotor de Justiça e pretendo prestar concurso futuramente", comentou.

o projeto

saiba mais

O projeto de extensão "Por dentro do MPSC" é desenvolvido pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão (GEPER), vinculada ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). "Este projeto extensionista visa atingir, como público-alvo, estudantes universitários das mais diversas áreas, proporcionando aos acadêmicos conhecer o papel constitucional do Ministério Público", comentou a Diretora do CEAF, Promotora de Justiça Amélia Regina da Silva. 

Para agendar uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis, basta enviar um e-mail para geper@mpsc.mp.br ou ligar para (48) 3330-2153.