O Ministério Público de Santa Catarina faz um alerta a toda população que golpistas estão se passando por membros e servidores da instituição oferecendo agendamento da vacinação contra a COVID-19 ou solicitando a realização de vistorias, em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, para fiscalização das medidas sanitárias de segurança. 

Nos últimos dias, uma pessoa, utilizando-se do nome de um Promotor de Justiça, entrou em contato por telefone com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de um município do oeste do Estado, dizendo que estava na cidade para vistoriar o órgão público e que necessitaria de transporte e diárias de 450,00 reais. Situação análoga ocorreu também em uma cidade do Extremo Oeste catarinense.

O Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional do Ministério Público de Santa Catarina, Procurador de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler, esclarece que "trata-se de um golpe, uma vez que, em hipótese alguma, um membro da Instituição solicitaria pessoalmente qualquer valor, por qualquer motivo, uma vez que quem subsidia a atuação dos Promotores de Justiça é o próprio Ministério Público". 

Golpe pelo Whatsapp 

Em outra situação, o agente criminoso entra em contato,  pelo Whatsapp ou por ligação, para confirmar o agendamento e solicita o "protocolo", um código de 6 dígitos, que será enviado, via SMS, para o telefone da vítima. O código recebido por SMS, na verdade, é o próprio código de segurança do WhatsApp, enviado ao titular da conta do aplicativo, após o golpista tentar ativá-lo no aparelho dele.

Caso esse código seja repassado, automaticamente, o golpista clonará a conta de WhatsApp da vítima e poderá enviar mensagens aos telefones cadastrados na lista de contatos, com objetivo principal de solicitar dinheiro emprestado ou pedir para transferir dinheiro a uma terceira pessoa, que também faz parte do golpe.

O Ministério Público frisa que caso qualquer cidadão receba solicitações como essas descritas, deve-se imediatamente informar à Polícia e à Promotoria de Justiça da Comarca. 

O Procurador de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler também dá dicas de segurança sobre o uso do Whatsapp. Ouça no boletim abaixo! 

Rádio MPSC

Ouça o boletim com participação do Procurador de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler.

Carregar arquivo do audio aqui!