O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Chapecó, ofereceu denúncia contra 20 pessoas acusadas de praticarem os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. A denúncia é resultado da operação Metástase, realizada pela Polícia Civil no início de dezembro deste ano. Dos 20 acusados, 19 estão presos preventivamente. 

Conforme a peça acusatória, a operação foi deflagrada na região leste de Chapecó, com foco em um dos principais pontos de venda de maconha e cocaína, que era administrado por uma das acusadas. No local, foi apurado, durante cerca de seis meses de investigação, que a venda das drogas ocorria diuturnamente e de forma ininterrupta, inclusive com grande movimentação de crianças passando no local, decorrente da existência de duas escolas públicas nas proximidades.  

Durante a operação, houve a apreensão de drogas, arma de fogo e munições, veículos, rádios comunicadores e telefones celulares utilizados para traficância, além de dinheiro em espécie oriundo do tráfico. 

O Promotor de Justiça Gabriel Cavalett explica, na denúncia, que entre os associados havia uma espécie de divisão de tarefas, sendo: coordenação da associação; venda; coordenação das vendas; atividades financeiras; e olheiros. Os crimes também teriam sido praticados com a participação de adolescentes.  

A denúncia ainda não foi recebida pela Justiça.