O Programa Cultivando Atitudes leva Promotores de Justiça às escolas para dialogar com crianças e adolescentes sobre temas como combate à corrupção, crimes ambientais e sonegação de impostos
Nesta quarta-feira (02/10), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começa a veicular mais um programete "MPSC em Ação" na televisão e "Minuto Ministério Público de Santa Catarina" nas rádios, com a temática do Programa Cultivando Atitudes, iniciativa que aproxima o MPSC das escolas e comunidades.
A iniciativa do Grupo de Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do MPSC promove palestras, diálogos e atividades dos Promotores de Justiça de todo o estado em escolas catarinenses. Nas dinâmicas, os alunos aprendem sobre valores, cidadania e o papel do MPSC na manutenção dos direitos dos cidadãos. Além disso, discutem sobre temas que impactam o dia a dia da comunidade - saúde, violência, corrupção, preservação do meio ambiente e vários outros tópicos.
Os estudantes que participam das atividades recebem um kit com uma mochila ecológica. Nela, ganham um lápis, estojo, marca-páginas e um folder com mensagens do projeto. Na ponta do lápis existem sementes de plantas frutíferas que podem ser plantadas após seu uso. De forma lúdica e didática, o Programa Cultivando Atitudes segue auxiliando a formar cidadãos responsáveis.
O MPSC em Ação leva mensagens educativas e informativas das mais diversas áreas de atuação do Ministério Público catarinense, de maneira simples, para a população por meio das rádios e TVs de todo o estado. A veiculação acontece por um acordo com a Rede Comercial Acaert. Os programetes têm 30 segundos de duração.