Post

Na semana em que celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (dia 15 de junho), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove um evento dedicado a aprofundar o debate sobre o tema e fortalecer a proteção aos idosos. O assunto será tratado no curso "A proteção à pessoa idosa e a implantação da Rede PISC", que ocorrerá de forma on-line na manhã de terça-feira (14/6) e contará com palestras e discussões. 

O evento marca um ano do lançamento do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência em SC (PISC), e a capacitação faz parte do projeto de educação permanente do referido documento. Com a qualificação da rede de atendimento, que é composta por vários órgãos e entidades catarinenses, busca-se garantir proteção e atendimento de qualidade às pessoas idosas que sofrem violência. Entre os temas que serão discutidos estão o cuidado com pessoa idosa e o respeito à capacidade e autonomia funcional como forma de enfrentamento da violência. 

O encontro, direcionado a membros e servidores do MPSC, servidores das demais entidades parceiras e a todas pessoas interessadas na temática, tratará, também, da implantação do Protocolo de Rede PISC, documento que orienta e padroniza o atendimento aos idosos em situação de violência em Santa Catarina (veja a programação abaixo). 

Participação e inscrição  

A capacitação ocorrerá inteiramente on-line, com transmissão pelo canal do MPSC no YouTube. Interessados em participar não precisam realizar inscrição, mas devem registrar presença conforme as orientações divulgadas no decorrer do evento. As atividades se iniciam às 10 horas e seguem até as 12 horas.  

Promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) do MPSC, o curso também é organizado pela Comissão do Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), pela Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG), pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (Neti/UFSC), pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI), pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Sesc de Santa Catarina. 

Programação 

10h - 10h15: Abertura 
Lia Nara Dalmutt, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) do MPSC


10h15 - 10h45: Quando a proteção à pessoa idosa se torna uma violência? Capacidade funcional X Autonomia X Violência X Ética do cuidado  

Karla Cristina Giacomin, Médica geriatra da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte

10h45 - 11h10: Discussão sobre uma política emancipatória de enfrentamento à violência. A interferência dos órgãos do Estado na defesa da proteção da pessoa idosa e a autonomia de vontade - Rede PISC
Marcos Augusto Brandalise, Promotor de Justiça do MPSC 

11h10 - 12h: Perguntas e debate 

Rádio MPSC

Ouça a Entrevista da Semana com a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Direitos Humanos e Terceiro Setor, Promotora de Justiça Lia Nara Dalmutt, que fala sobre o evento de capacitação e como a sociedade pode ajudar a proteger pessoas idosas vítimas de violência.

Faça o download do áudio aqui!