Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove uma capacitação para gestores municipais, integrantes da rede de atenção à pessoa idosa e membros e servidores da instituição sobre a implantação e execução do Protocolo da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Protocolo PISC). 

As três aulas sobre o tema ocorrem nos dias 7, 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 15h, de forma on-line. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 4 de outubro.  Faça sua solicitação de inscrição aqui ou procure o nome do curso no portal do CEAF Virtual, em "Cursos e eventos on-line > Inscrições abertas". 

O Protocolo PISC é um instrumento teórico e prático referencial para a elaboração das políticas municipais de proteção à pessoa idosa em Santa Catarina. O lançamento do documento ocorreu em junho. Na oportunidade, membros e servidores passaram por uma primeira capacitação sobre o protocolo. 

O objetivo deste treinamento é que todos os profissionais envolvidos na Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Rede PISC) consigam operacionalizar o Protocolo PISC nos municípios. 

O conteúdo 

O conteúdo da capacitação foi dividido em três módulos: os desafios do envelhecimento populacional e as situações de violência contra a pessoa idosa; o Protocolo PISC - estratégia de organização de uma rede intersetorial de atenção à pessoa idosa em situação de violência em Santa Catarina; o Formulário de Proteção às Pessoas Idosas em Situação de Violência de Santa Catarina (Formulário PISC): instrumento para ativação da Rede PISC. 

Os encontros virtuais serão mediados pela Promotora de Justiça Lia Nara Dalmut, Coordenadora-Adjunta do CDH, pela Assessora Jurídica do CDH Graziela Monteiro Da Correggio e pela Presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Ariane Angioletti.  

As aulas serão ministradas por convidados especialistas. Já estão confirmados os nomes da Médica Geriatra Juliane Felipe Ferrari; da Doutora em Ciências da Saúde e Analista do MPSC Luciane Medeiros dos Santos; da Coordenadora-Adjunta do CDH, Promotora de Justiça Lia Nara Dalmutt, do Coordenador do CDH, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins; da Doutora em Ciências Humanas e Analista em Serviço Social do MPSC Daniele Beatriz Mafrini; e da Doutora em Enfermagem Jordelina Schier e  Janice Merigo, Doutoranda em Serviço Social pela UFSC e Coordenadora de Políticas Públicas da FECAM. 

Precisa de mais informações? Entre em contato com a Gerência de Capacitação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) pelo telefone (48) 3229-9394 ou pelo e-mail gecap@mpsc.mp.br. 

Serviço:

O quê? Capacitação da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina para implantação e execução do Protocolo PISC 

Inscrições: Até 4/10, pelo CEAF Virtual

Quem pode participar: Gestores municipais, integrantes da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Rede PISC), membros e servidores do MPSC

Quando? 7, 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 15h 

Onde? Via Microsoft Teams 

Programação

7/10 - Abertura: O envelhecimento no mundo, no Brasil e em Santa Catarina Dra. Lia Nara Dalmutt Base teórica: Protocolo PISC 7/10 - Parte I: Os desafios do envelhecimento populacional e as situações de violência contra a pessoa idosa (Mediação - Dra. Lia Nara Dalmutt) 

- A pessoa idosa, a independência funcional, a autonomia, a ética do cuidado e o atendimento humanizado.  

Dra. Juliane Felipe Ferrari 

- Os deveres do Estado, da família e da sociedade com a pessoa idosa e o papel do cuidador familiar. 

Dra. Lia Nara Dalmutt 

- A violência contra a pessoa idosa, tipos de violência e sua identificação. 

Dra. Luciane de Medeiros dos Santos  

14/10 - Parte II: O Protocolo PISC: estratégia de organização de uma rede intersetorial de atenção à pessoa idosa em situação de violência em SC (Mediação - Graziela Monteiro Da Correggio) 

- O que é o Protocolo PISC: objetivos e conceitos fundamentais. 

Dr. Douglas Roberto Martins

 - Atribuições e gestões dos setores que compõem a Rede PISC (fluxos). 

Dr. Douglas Roberto Martins 

- Rede PISC: como engajar e ativar a Rede PISC.  

Dra. Daniele Beatriz Manfrini  

21/10 - Parte III: O Formulário de Proteção à Pessoa Idosa em Situação de Violência de Santa Catarina (Formulário PISC): instrumento para ativação da Rede PISC (Mediação - Dra. Ariane Angioletti)

 - Formulário PISC: o que é, objetivos, principais conceitos para o seu preenchimento e metodologia de aplicação. 

Dra. Jordelina Schier 

- Formulário PISC: atendimento humanizado e escuta qualificada intersetorial. 

MSc. Janice Merigo 

- Demonstração prática do formulário no site do MPSC. 

Dra. Lia Nara Dalmutt