Post

O MPSC sedia, na próxima semana, a sétima edição da Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A programação começa na quarta-feira (31/5) e vai até sexta-feira (2/6), durante o Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. 

O objetivo é fomentar a cultura da inovação e a troca de ideias, bem como preparar as equipes de TI e Inovação do Ministério Público brasileiro para os desafios e as oportunidades do futuro. O evento técnico tem uma programação direcionada a membros e servidores das áreas de inovação e tecnologia em todas as unidades do MP brasileiro. 

A primeira atividade acontece na tarde de quarta-feira (31/5), quando haverá uma oficina para apresentação e discussão sobre os aprendizados com iniciativas de inovação e tecnologia que não obtiveram êxito. A abertura oficial ocorre às 18 horas no auditório da sede do MPSC em Florianópolis. 

Na quinta-feira (1º/6), as unidades do Ministério Público vão explicar os projetos de inovação e tecnologia que estão executando. Entre sistemas, projetos e metodologias, serão apresentadas 64 iniciativas que ajudam a resolver desafios na área-fim e na área-meio e oferecem suporte à investigação, cibersegurança, além de inovação e tendências de tecnologia. O dia será encerrado com uma palestra de Martha Gabriel, renomada especialista multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação e professora de inteligência artificial na PUC-SP.  

As atividades vão até a manhã de sexta-feira (2/6), data em que haverá uma palestra e um podcast ao vivo com a presença de Murilo Gun e Leandro Mattos, os quais responderão a perguntas sobre inovação, gestão de mudança, criatividade e tecnologia. Gun é palestrante focado em imersões sobre criatividade e autoconhecimento e Mattos é professor de neurociências, neuromarketing e tomada de decisão na Singularity University, na HSM University e na ESIC, respectivamente. 

Tanto o congresso quanto a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia são promovidos pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP. O MPSC é apoiador, assim como o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos do Estados e da União (CNPG) e a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP). 

MPSC terá Semana de Gestão e Inovação em 2023 

A agenda de inovação do MPSC ainda terá outros eventos em 2023. Em outubro, será organizada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, pelo iMPulsoLAB e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) a Semana de Gestão e Inovação do MPSC.  

A iniciativa visa promover debates e disseminar informações sobre temas que abrangem gestão, inovação e novas tecnologias. Serão dias dedicados à aprendizagem, à troca de experiências e ao diálogo em torno de temas cruciais para o avanço da instituição. 

O evento está alinhado com a missão de fomentar a cultura da inovação no MPSC, reconhecendo que o futuro da justiça e da administração pública depende de nossa capacidade de adaptação e de evolução diante das mudanças constantes na sociedade e no ambiente tecnológico. 

A programação será divulgada em breve e contará com palestras, workshops e debates, todos orientados para equipar os membros e colaboradores com as habilidades e conhecimentos necessários para liderar e prosperar em um ambiente cada vez mais digital e complexo. 

Confira a programação completa da 7ª Mostra de Inovação e Tecnologia do CNMP 

Quarta-feira, 31 de maio 

14h - 17h30: Pré-evento - Sala de fracassos - Oficina de compartilhamento de erros ocorridos na condução de projetos de inovação e tecnologia 
Local: sala multiuso do 4° andar 

18h - 19h: Abertura e premiação do MP Digital 
Local: Auditório 

1° de junho 

9h30 - 12h: Mostra de sistemas, compartilhamento de projetos, desafios em cada temática 
Locais: 

  • Auditório (inovação e novas tecnologias);
  • Sala multiuso do 4° andar (investigação); 
  • 18° andar (área-fim); 
  • Salas ACMP (área-meio e cibersegurança). 

14h30 - 16h30: Mostra de sistemas, compartilhamento de projetos, desafios em cada temática 
Locais: 

  • Auditório (inovação e novas tecnologias); 
  • Sala multiuso do 4° andar (investigação); 
  • 18° andar (área-fim); 
  • Salas ACMP (área-meio e cibersegurança). 

16h30 -17h: Coffee break

17h - 18h30: Palestra

Palestrante: Martha Gabriel

Local: Auditório 

2 de junho 

9h30 - 10h: Encerramento 

10h - 12h: Podcast ao vivo com perguntas sobre inovação, gestão de mudança, criatividade e tecnologia. 

Palestrantes: Murilo Gun e Leandro Mattos 
Local: Auditório