Post

O Programa Cultivando Atitudes foi apresentado em Armazém pela Promotora de Justiça Luísa Zuardi Niencheski. O objetivo do programa é aproximar as crianças e adolescentes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), além de orientar os estudantes sobre questões de cidadania, para que conheçam seus direitos e deveres.

Cerca de 60 alunos do Colégio Estadual Professor Monsenhor Francisco Giesbert conversaram com a Promotora de Justiça sobre noções de cidadania, deveres da criança e do adolescente e a atuação do MPSC. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 24 de maio.

Os estudantes receberam o kit do programa, que conta com uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders, um estojo e um lápis. Na ponta do lápis, existem sementes de árvores frutíferas que poderão ser plantadas pelos alunos como uma forma simbólica de disseminar boas atitudes.

Post

Ao final da palestra a Promotora de Justiça lançou um desafio para os alunos: "Sugeri que, ao chegarem em casa, contassem aos seus familiares o que aprenderam e, juntos, plantassem as sementes. Quando estivessem plantando, deveriam pensar em uma boa prática para começar a implementar, seja em casa ou em sala de aula, e após o plantio contariam aos colegas e professores", destacou.

Para a Promotora de Justiça Luísa Zuardi Niencheski, o programa nas escolas "aproxima a atuação do Promotor de Justiça com a cidade em que trabalha, percebendo as demandas sociais e trabalhando para a conscientização da democracia e cidadania, valores que devem ser instigados já no âmbito escolar. É gratificante perceber que crianças e adolescentes estão interessados em saber o que é possível fazer para melhorar o entorno em que vivem, dando atenção não apenas aos direitos, mas preocupando-se com as suas obrigações". 

Como participar do programa:

Para participar, a escola deve preencher um formulário que está no site da Instituição. A partir daí, o MPSC busca a comarca adequada e organiza o encontro - o que não impede o Promotor de Justiça de fazer o contato por conta própria.

Para organizar a distribuição dos kits do projeto, é importante que o Promotor de Justiça comunique os dados da escola, o número de participantes e a data do encontro com até 30 dias de antecedência para o e-mail geper@mpsc.mp.br.