Post

Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (5/4), a operação Guardião do Norte II, resultante de investigação promovida desde 2020 pela 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, com atuação especializada no combate ao crime organizado.  

A operação, que teve como alvo integrantes de uma facção criminosa de atuação interestadual, foi realizada pelo 21º Batalhão de Polícia Militar, com apoio técnico e operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Delegacia de Polícia de Repressão ao crime organizado da Capital (DECRIM). 

O objetivo da operação foi o cumprimento de 60 mandados de prisão temporária e 39 mandados de busca e apreensão no Norte da Ilha de Santa Catarina, nos bairros de Canasvieiras e Ingleses, em Palhoça, em Getúlio Vargas (RS) e Santa Terezinha do Itaipu (PR). Os mandados foram requeridos à Justiça em Procedimento de Investigação Criminal da 39ª Promotoria de Justiça e deferidos pela Vara Metropolitana da Capital. 

Até o início da tarde desta terça-feira foram presas 46 pessoas, cinco delas em situação de flagrante. Dentre os presos estão supostas lideranças de organização criminosa e suspeitos, principalmente, de crimes de tráfico de drogas e armas, roubo, furto, homicídio, dentre outros delitos. 

Além das prisões, que eram o foco principal da operação, foram apreendidos 44 aparelhos celulares, 6 computadores, aproximadamente R$ 3.700,00, 8 quilos de maconha e 1 veículo, que servirão como provas do funcionamento regular da organização criminosa e que comporão os autos do procedimento investigatório criminal instaurado pelo Ministério Público Estadual para apurar as condutas dos envolvidos. 

Participam da operação 233 agentes englobando policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Choque, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia de Policiamento com Cães, guarnições de policiamento tático de várias regiões, Polícia Civil e GAECO. .