O Procurador-Geral de Justiça Fernando da Silva Comin foi eleito "Liderança Exponencial" do Ministério Público no prêmio de Inovação Judiciário Exponencial em razão do conjunto de iniciativas inovadoras implementadas no Ministério Público de Santa Catarina.  O prêmio foi entregue na noite desta terça-feira (5/10) em evento virtual da quinta edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça (EXPOJUD). 

Também concorreram na categoria "Liderança Exponencial" do Ministério Público o Procurador de Justiça e Presidente do Comitê Estratégico de TI e do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Paulo César Zeni, e o Procurador de Justiça e Diretor da ESMP do Ministério Público de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

"Esse é um momento muito especial para o Ministério Público de Santa Catarina. Estamos investindo em inovação há muito tempo. O nosso atual laboratório de inovação é um desdobramento de uma longa tradição no gerencialmente de dados na tomada de decisão. Desde o início da pandemia estamos conseguindo cumprir a nossa missão, a nossa função por intermédio de soluções inovadores e tecnológicas", ressalta Comin.

O PGJ também elogiou o papel do Expojud na criação e consolidação de um ecossistema que consegue compreender essa nova forma de interação da sociedade e apresentar soluções que façam sentido na vida das pessoas que aguardam a evolução das instituições a fim de acompanhar as suas necessidades. "O sistema de justiça não será mais o mesmo porque a sociedade não é mais a mesma", complementa Comin.




Liderança Exponencial 

A categoria reconhece os líderes com atitudes empreendedoras dentro das instituições, que idealizaram, incentivaram, patrocinaram projetos de inovação diferenciados e fizeram a diferença para a Justiça.

O MPSC tem promovido a inovação tanto no ambiente interno como no externo, auxiliando os demais Poderes, Órgãos e o Estado de Santa Catarina no enfrentamento da pandemia. Dentre as iniciativas estão os painéis de dados, que possibilitam a todo cidadão o acompanhamento de ações no combate à covid-19. Os indicadores permitem a todos os municípios e serviços de saúde o embasamento para tomadas de decisões a partir de dados e estatísticas. 

Outra iniciativa implementada foi a entrega aos gestores municipais de Santa Catarina da Sala de Situação Digital (SSD) Covid-19, um ambiente que reúne diversos produtos de inteligência de dados que possibilitam aos municípios um maior controle sobre as informações a respeito da pandemia. A InovaGov, a rede de inovação do setor público catarinense que se uniu aos outros Poderes e órgãos para gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadores na gestão pública. 

O MPSC também lançou  a chatboot Catarina, que auxilia a população a navegar no site da instituição, e o trabalho remoto, que foi adotado em grande escala por conta da pandemia, também foram destaque.

O ExpoJud

O ExpoJud é um evento que reúne especialistas de diversas áreas, como direito, tecnologia, educação, inovação, comunicação, negócios, cultura digital e empreendedorismo. O congresso objetiva contribuir com o preparo de instituições e pessoas para os desafios do cenário de transformação digital e da Justiça do futuro.


Rádio MPSC

No MPSC Notícias, o Procurador-Geral de Justiça Fernando da Silva Comin fala sobre as iniciativas inovadoras que implementou no Ministério Público de Santa Catarina.

Faça o download do áudio aqui!