Post

A partir do próximo ano, a Praça XV, no Centro de Florianópolis, deverá ser fechada não apenas no Carnaval, mas, também, durante os blocos realizados nos chamados pré e pós-Carnaval. A medida foi estabelecida nesta sexta-feira (6/3), em reunião conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com participação de representantes dos órgãos públicos responsáveis pelo turismo, pela segurança, pela proteção e pela preservação do patrimônio público da Capital.

A reunião foi convocada pela 30ª Promotoria de Justiça, após o recente caso de depredação que ocorreu na Praça XV, durante a festa do último bloco de Carnaval do município. O objetivo foi discutir medidas preventivas para evitar que situações como essa se repitam em outros eventos públicos, além de se pensar em formas de normatizar o uso daquele espaço e garantir a sua preservação.

"A reunião foi extremamente positiva, tanto em função do quórum expressivo, quanto do amplo debate sobre as necessidades de se criar mecanismos além dos que já existem para a preservação da Praça XV, visto que se trata de um rico patrimônio histórico da cidade, junto com a Ponte Hercílio Luz", ressaltou o Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª PJ de Florianópolis.

Foi agendada, ainda, uma nova reunião, em 30 dias, para continuar as discussões. A intenção é pensar sobre a criação de novos itinerários e trechos para desfiles de blocos carnavalescos, que não necessariamente aconteçam no entorno da Praça XV. Além disso, também irá ser avaliada a permanência de estabelecimentos no local - como quiosques, floriculturas, bancas de revista e engraxates, por exemplo -, devido à poluição visual que causam à praça e ao seu entorno.

Além do MPSC, participaram da reunião representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), do Floripamanhã, do Koerich S/A, da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, do Conselho Comunitário de Segurança do Centro de Florianópolis (CONSEG - Centro) e da Guarda Municipal de Florianópolis.

O caso de depredação ocorrido durante o bloco que encerrou o carnaval deste ano, no sábado (29/2), continua sendo apurado por inquérito civil instaurado após o acontecimento.


OUÇA A rádio MPSC

Confira a reportagem com o Promotor de Justiça Daniel Paladino