Post

O Promotor de Justiça Paulo Henrique Lorenzetti da Silva realizou, entre os dias 28 e 31/8, uma série de palestras para estudantes de Lebon Régis. A proposta foi aproximar o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) da população e abordar os temas mais preocupantes na atualidade da região, visto que o município tem o sétimo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

A primeira palestra tratou sobre o tema "Drogas - prevenção e repreensão". O Promotor de Justiça abordou os malefícios do uso de drogas e a responsabilidade penal/infracional tanto de quem consome como de quem vende drogas, assim como a responsabilidade dos pais dos adolescentes. A palestra contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre elas pais e adolescentes indicados pelo Conselho Tutelar, por escolas e pelo Centro de Referência de Assistência Social da cidade.

A pedido da direção da Escola Frei Caneca, Paulo Henrique apresentou também a palestra "Atos infracionais e o uso de redes sociais" para cerca de 40 alunos do Ensino Médio. O encontro foi um pedido da escola diante da preocupação com a divulgação de vídeos e fotos entre os alunos, por meio de aplicativos de celular, com conteúdo pornográfico. "Conversamos sobre o uso das redes sociais e as consequências da divulgação de fotos e vídeos sem autorização. Foi uma experiência muito rica para os alunos. Procuramos afastar a cultura de que os menores de idade não respondem por seus atos, seja na esfera cível ou no ato infracional", disse o Promotor de Justiça.

Cultivando Atitudes

Em dois encontros o Promotor de Justiça apresentou o programa Cultivando Atitudes. Ele explicou as funções do MPSC e trabalhou o tema "cidadania", com foco na responsabilidade de cada aluno no ambiente familiar, escolar e na cidade. Ele entregou os kits personalizados do programa, contendo: uma mochila, um informativo sobre o Ministério Público, um estojo e um lápis com uma semente na ponta.

"A palestra foi um sucesso. Além de aproximar o MPSC da sociedade, levamos uma mensagem de cidadania aos alunos que estão iniciando o Ensino Fundamental. As crianças que participaram mostraram um grande interesse nas atribuições da Instituição, fizeram diversas perguntas e ainda, demonstraram consciência dos problemas atuais", afirmou Paulo.

Saiba mais sobre o programa Cultivando Atitudes.

Post

O que você tem a ver com a corrupção?

Para encerrar o ciclo de palestras, o Promotor de Justiça se encontrou com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Básica Frei Caneca. O assunto foi o tema da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". Com a proximidade das eleições, o tema corrupção foi escolhido pelos professores e alunos para ser trabalhado em sala de aula. O Promotor de Justiça esclareceu as dúvidas dos alunos sobre o sistema eleitoral.

"O município de Lebon Régis, embora possua pouco mais de 12 mil habitantes, exige muito da atuação do MPSC, pois possui um dos piores IDH do estado e um histórico de crimes violentos. Ações preventivas como este ciclo de palestras aproximam o Ministério Público da comunidade e colocam a Instituição como protagonista em um processo social de mudança", afirmou Paulo Henrique.

Com o sucesso das atividades realizadas, já estão sendo programadas novas ações do programa "Cultivando Atitudes" e da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" para as demais escolas do Município.