Denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanderli de Souza foi condenado pelo crime de homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Bom Retiro. A pena aplicada ao réu foi de 25 anos, seis meses e vinte dias de reclusão, mais nove meses e 10 dias de detenção.

A denúncia apresentada pela promotoria da Comarca de Bom Retiro relata que no dia 3 de outubro de 2017 Vanderli, conhecido na região como "Macaco Aranha" chamou Laudi de Jesus - de quem era credor de uma dívida por drogas - com a desculpa de que teria um emprego para ele.

Ao ir ao local combinado, Laudir foi morto por Vanderli e um comparsa não identificado com sete tiros pelas costas. Após o crime, Vanderli ocultou o corpo da vítima em uma vala, e colocou fogo no carro com que ela chegou ao local.

Conforme sustentado pelo Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares perante o Tribunal do Júri, o conselho de sentença entendeu que o crime foi triplamente qualificado, por ter sido praticado por motivo torpe, mediante simulação e sem possibilidade de defesa pela vítima.

Valdecir foi condenado, ainda, por ocultação de cadáver e fraude processual. O Juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Junior, que presidiu a sessão do tribunal do Júri, condenou o réu 25 anos, seis meses e vinte dias de reclusão, mais nove meses e 10 dias de detenção, em regime inicial fechado, e sem o direito de recorrer em liberdade. A decisão é passível de recurso. (Ação n. 0000078-94.2018.8.24.0009)





Qual o papel do Ministério Público no Tribunal do Júri? 

No vídeo, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior fala qual é o papel do Ministério Público, uma instituição defensora do direito à vida.