A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já ajuizou uma ação criminal contra 16 pessoas por organização criminosa. O roubo, que contou com a participação de dezenas de criminosos, ocorreu na noite de 30 de novembro de 2020.  

A partir da mobilização das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, várias pessoas chegaram a ser presas nos primeiros dias após o crime, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, além de identificados vários outros suspeitos. 

Nesse período, as investigações apuraram, em inquérito policial pela Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), com mais de mil páginas, que 16 pessoas integraram a organização criminosa responsável pelo roubo, e pelo menos seis delas também têm relação direta com uma facção paulista, ocupando funções importantes nesse grupo criminoso. 

Todas as 16 pessoas tiveram prisões preventivas decretadas pelo Judiciário e foram denunciadas pelo MPSC. Com a ação criminal, proposta no dia 11 de fevereiro,  os envolvidos respondem ao processo perante a Justiça por crimes previstos na Lei n. 12.850/13. Das 16 pessoas indiciadas e denunciadas, três estão foragidas.

Investigações prosseguem

As investigações realizadas pela Polícia Civil de Santa Catarina, em atuação conjunta com o MPSC, continuam, com o objetivo de identificar todos os responsáveis.