O Prêmio Lume é promovido pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o Ministério Público de Santa Catarina é um dos coordenadores, e vai premiar uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião do estado.
Os objetivos do Prêmio Lume são apurar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, estimular o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apoiar o desenvolvimento de experiências inovadoras de alfabetização que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional e estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria dos resultados da alfabetização. Outros objetivos dessa iniciativa são desenvolver processos de melhoria contínua da qualidade social da educação nas unidades escolares, desenvolver de forma qualificada os processos e as práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros, incentivar a participação e a troca de experiências entre profissionais da educação em projetos inovadores e criativos para a educação pública em Santa Catarina, formando uma rede de boas práticas, e valorizar a atuação de estudantes, de profissionais da educação, da comunidade escolar e da sociedade em prol da alfabetização na idade recomendada.
As etapas de pré-qualificação e de mérito serão conduzidas com base nas informações extraídas do Censo Escolar 2023 e da avaliação "Alfabetiza SC", na forma e na data indicadas no cronogramad o regulamento do prêmio.
A etapa de pré-qualificação, de caráter classificatório, consiste na ordenação das cinco escolas públicas municipais e cinco escolas estaduais, por mesorregião do estado, com os maiores indicadores de esforço não observado (IEN), conforme os dados coletados na avaliação "Alfabetiza SC". A etapa de mérito, eliminatória e classificatória, consiste na aplicação, às escolas classificadas na etapa de pré-qualificação, de determinadas variáveis extraídas do Censo Escolar de 2023, da avaliação "Alfabetiza SC" e do painel de infraestrutura das escolas catarinenses. Por fim, a etapa de validação verifica evidências que comprovem os indicadores de classificação levantados na etapa de mérito. Ela é composta por duas fases: um questionário de verificação nas escolas classificadas na etapa de mérito e entrevistas por videoconferência com as escolas classificadas e que responderam ao questionário.
Além do MPSC, coordena o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação o TCE/SC. Outras 10 instituições também compõem o grupo, instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019:
Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC);
Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC);
Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPC/SC);
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc);
Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação;
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc);
Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam);
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC);
Conselho Estadual de Educação (CEE/SC);
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (Uncme/SC);
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Também participam o Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC) e Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (CEMAPEESC), porém sem integrar oficialmente o Acordo de Cooperação Técnica.
Para Quem? Membros, servidores, residentes e estagiários do MPSC e público externo.
Quando? 19 de novembro de 2024, das 13h30 às 18h.
Onde? Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho Endereço: Rua Bocaiuva, n. 1792 - Centro Florianópolis - andar térreo - Edifício Ministério Público de Santa Catarina.
Transmissão no canal do Youtube do MPSC
Palestrante: Fabrício Carpinejar
Fabrício Carpinejar tem várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas, influenciador digital com seis milhões de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo e professor de Estética no Pós-Graduação da PUC-RS. O comunicador escreve crônicas diárias para o jornal Zero Hora (RS), semanal para o jornal O Tempo (MG) e é comentarista da Rádio Gaúcha. Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como "usina de lirismo" ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr ("Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora"), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Com 52 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Ele transita com desenvoltura entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens.
Programação:
13h30 - 14h: Abertura
14h - 15h: Transformação pelo Afeto - que ninguém seja invisível ao seu lado
Palestrante: Fabrício Carpinejar
15h - 15h30: Lançamento do novo Sistema APOIA
15h30 - 18h: Solenidade de entrega do Prêmio Lume: Escola Referência
18h: Encerramento e Coffee break
Certificado de 4 horas-aula
Faça o download do logotipo do Prêmio Lume - 2ª edição
Logotipo