O Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) é o órgão responsável por prestar suporte ao trabalho dos Promotores de Justiça com atribuição na área em todo o Estado, realizando pesquisas, estudos e pareceres. Além disso, estimula a integração e o intercâmbio entre órgãos do Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes, como Judiciário, Conselhos Tutelares e Gestores Municipais.
Entenda quais são as atribuições do CIJE. A atuação do Centro de Apoio está previsto no art. 33 da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público.
SAIBA MAISVeja quem são os Membros do Ministério Público que compõem o Conselho Consultivo do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação.
SAIBA MAISA Lei n.13.509 que entrou em vigência em novembro estabelece novos critérios e prazos ao processo de adoção. No vídeo, entenda os reflexos da nova lei em crianças e adolescentes, para quem está na fila de espera e no que diz respeito à atuação do Ministério Público.
Quando um adolescente comete um crime, independentemente de sua gravidade, este é chamado de "ato infracional". Depois de investigado pela Polícia, que certifica a prática do ato, é aberto um processo, no qual o MPSC tem o papel de estabelecer a medida socioeducativa mais adequada para a situação.
Vídeo detalha a importância da participação dos pais, da sociedade e do Estado para diminuir as estatísticas. Nesta edição do Programa Promotor Responde, o coordenador do CIJE detalha, ainda, o que diz a legislação sobre a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O APOIA trabalha em rede. Cada parte responsável (Escola, Conselho Tutelar e Ministério Público) assume o compromisso de trazer o aluno de volta à sala de aula. O público-alvo do APOIA são crianças e jovens de 4 a 17 anos que não completaram o ensino obrigatório.
O objetivo do programa é acompanhar a execução dos planos estadual e municipais de educação, naquilo que se relaciona às nossas atribuições.
O Programa tem como objetivo dar condições objetivas aos Conselhos Tutelares e seus membros, de forma que seja possível uma atuação resolutiva e preventiva, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Resolução Conanda n. 231/2022..
Saiba maisEsta campanha pretende fomentar no público infantojuvenil o respeito às diferenças entre as pessoas.
Saiba maisO Objeito desta campanha é afastar conceitos equivocados e atitudes discriminatórias contra pessoas com autismo.
Fundo para o custeio de programas, ações e serviços dirigidos ao atendimento dos direitos de crianças e adolescentes.
Os Centros de Apoio Operacional produzem uma série de documentos para orientar os Membros e Servidores do Ministério Público em suas funções e também para auxiliar instituições parceiras e a própria população para o efetivo cumprimento das leis.
Este manual orienta detalhadamente acerca do funcionamento do Sistema APOIA On-line
para todos os parceiros do Programa.
O objetivo é auxiliar os atores do Sistema de Garantias de Direitos, buscando consenso nas relações com o Conselho Tutelar.
downloadRua Pedro Ivo, n. 231 - Edifício Campos Salles - 9º Andar, sala 902 Centro - Florianópolis CEP: 88010-070
Fone: (48) 3330-9501
E-mail: cije@mpsc.mp.br