Post

O II Encontro Estadual do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA), que tem como tema "Criança e adolescente: lugares e caminhos", está com inscrições abertas até o dia 20 de agosto. O evento ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em Lages.  

O encontro é uma forma de promover a integração e o fortalecimento dos envolvidos na rede de atendimento à criança e ao adolescente, a fim de aperfeiçoar teórica e metodologicamente as práticas profissionais dos integrantes dos NISAs. Palestras, oficinas, exposições e outras atividades abordarão temáticas como o papel da arte na constituição do sujeito, planos de educação e trabalho com os dados do APOIA e Justiça Restaurativa.

Ao todo, o evento terá duração de 19 horas e oferecerá 300 vagas. Direcionado a atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, o encontro tem como público-alvo Conselheiros Tutelares, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, Defensores Públicos, Juízes, Promotores de Justiça, Gestores e profissionais que atuam nas políticas de saúde, educação, cultura, esporte, assistência social e segurança pública, entre outras. Para participar, basta fazer a inscrição por meio deste link.  

O II Encontro Estadual é promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, em parceria com a UNIPLAC, e conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Entre os parceiros estão o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC) e a Faculdade CESUSC.

Saiba como foi o I Encontro Estadual do NISA aqui.  

Conheça o NISA

O NISA foi criado pelo MPSC com o objetivo de fomentar a implantação e a manutenção de grupos intersetoriais que trabalhem de modo articulado as causas da infrequência escolar diagnosticadas pelo Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA), que também é desenvolvido pela Instituição.

A intenção é ser um espaço coletivo de reflexão, debate, mobilização e elaboração de estratégias para os desafios cotidianos enfrentados pela rede de atendimento à criança e ao adolescente em cada município, a fim de que os diversos setores possam compreender, em conjunto, as causas da evasão e da infrequência escolar, palcos de diversas violações de direitos.

Confira, abaixo, a programação completa do evento:



serviço

O quê? II Encontro Estadual do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA)

Quando? 26 a 28 de agosto

Onde? Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em Lages