Na manhã desta quarta-feira (22/09), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a operação "Debaixo dos panos". A investigação apura possíveis fraudes em licitação, crimes tributários, dentre outros delitos, que, estariam causando lesão ao patrimônio do município de Santa Cecília, no Planalto Serrano catarinense. 

Foram expedidos pelo Poder Judiciário (Vara Única da Comarca de Santa Cecília) sete mandados de busca e apreensão. Todos os mandados já foram cumpridos por Policiais do GAECO de Lages, com o apoio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

O nome da operação deve-se ao fato da suposta empresa envolvida nas fraudes estar em nome de "laranja", já que o suposto real proprietário está impedido de contratar com a municipalidade pela sua condição de agente político.

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e pela Secretaria da Fazenda estadual.