Ajudar usuários de álcool a superar o vício, através do acolhimento e da troca de informações. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde. A iniciativa foi batizada como "Grupo de Apoio Recomeço". Os primeiros encontros acontecerão nos dias 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho, na Praça da Justiça, sempre com início às 19 horas.

A campanha foi impulsionada pela constatação de que o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas em Anita Garibaldi é a principal causa de vários problemas sociais, como abusos sexuais, situações relacionadas a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, entre outros crimes.

"Percebemos que diversas demandas que chegam ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), como medidas protetivas de urgência por violência doméstica e familiar contra mulheres, abuso sexual contra menores e acolhimentos institucionais têm um pano de fundo, em regra, muito similar, e refletem o abuso de álcool, especialmente por parte dos homens", explica a Promotora de Justiça Gabriela Arenhart.

Nesse contexto, observou-se a ausência de políticas públicas para acompanhar os usuários de álcool. Anita Garibaldi ainda não possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender esse público, e os serviços prestados no âmbito da unidade básica de saúde são insuficientes para minimizar o problema.

O objetivo do Grupo de Apoio Recomeço é ser um ponto de encontro para quem lida com o alcoolismo, incluindo usuários e familiares. "Nosso propósito é acolher, disseminar informações sobre o assunto e servir de amparo para essas pessoas, mostrando que é possível tratar o vício e viver melhor", conclui a Promotora de Justiça.

O projeto é aberto à comunidade. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas na unidade de saúde de Anita Garibaldi, através do telefone (49) 3543-0271.

Rádio MPSC

Ouça a Promotora de Justiça Gabriela Arenhart.

Ministério Público e Secretaria de Saúde de Anita Garibaldi criam Grupo de Apoio para usuários de álcool e familiares