Post

Com foco na inclusão social de pessoas com deficiência, a campanha Setembro Verde busca promover a igualdade e os direitos dessa comunidade. Nesse contexto, o Promotor de Justiça Gustavo Carlos Roman falou com alunos, pais, professores e a equipe interdisciplinar (técnicos, assistentes sociais e psicólogos) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmitos.

A palestra, que ocorreu na última segunda-feira (30/9), contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas. O objetivo foi conscientizar os alunos e a respectiva rede de apoio acerca de seus direitos previstos em lei, especialmente na Lei n. 13.146/2015. Para Roman, a participação na atividade foi extremamente positiva. "A atuação do MPSC nesse tema é essencial, tendo em vista que se trata do órgão incumbido de promover a ampla e irrestrita defesa, judicial e extrajudicial, dos direitos humanos das pessoas com deficiência", disse.

O Promotor de Justiça explicou que, após a palestra, houve uma roda de conversa, na qual os alunos fizeram diversos questionamentos acerca de seus direitos. "Inclusive, eles questionaram sobre a possibilidade de votarem nesse período eleitoral. Além disso, a Promotoria de Justiça tomou conhecimento de vários lugares que estão irregulares no município, onde há carência de acessibilidade e irá verificar essas situações", ressaltou.

Para Vanessa Secchi, pedagoga na APAE de Palmitos, esse contato com o Promotor de Justiça foi muito importante tanto para os educandos quanto para toda a equipe técnica e pedagógica. "Nos auxiliou de forma mais correta no que diz respeito à pessoa com deficiência, aos direitos que essa pessoa possui. Então, nós agradecemos grandemente ao Promotor de Justiça pela visita e pela explanação dos direitos, para que os nossos educandos sintam-se mais incluídos na sociedade", destacou.

Post

O que é o Setembro Verde?

O Setembro Verde é uma campanha de conscientização sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Durante o mês de setembro, são promovidas diversas atividades e discussões sobre os direitos e desafios enfrentados por essa comunidade, culminando no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. Este dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, simbolizando o crescimento e a renovação das políticas de inclusão.

O Setembro Verde serve como um lembrete anual da necessidade de promover a inclusão em todos os aspectos da vida, garantindo que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de participar plenamente na sociedade.