Confira nesta página os relatórios de Atividades das Promotorias e Procuradorias de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina.
Em atenção ao disposto no artigo 41, inciso II, da Lei Complementar Estadual n. 738, de 23 de janeiro de 2019 (Consolidação das Leis que instituem a Lei Orgânica do Ministério Público), a Corregedoria-Geral apresenta o relatório, com os dados estatísticos coligidos, das atividades desenvolvidas durante o ano de 2023 pelas Procuradorias e Promotorias de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, e bem assim de outros órgãos da Instituição.
O relatório contempla a movimentação processual e as atividades desenvolvidas, dentro de suas atribuições, pelo Procurador-Geral de Justiça, pelo Colégio de Procuradores e seu Órgão Especial, pelo Conselho Superior do Ministério Público, pela Ouvidoria, pelas Coordenadorias de Recursos, pelo Centro de Controle de Constitucionalidade e pelas Procuradorias e Promotorias de Justiça.
Neste ano a Corregedoria-Geral implantou um profundo processo de inovação na construção do Relatório Estatístico, abandonando o modelo tradicional de mais de duas décadas, elaborando um relatório em página web, mais dinâmico e interativo, com maior quantidade de dados e, de forma inédita, com filtros que possibilitam refinar a pesquisa, conforme o interesse do usuário. Estes avanços foram possíveis em face, especialmente, da nova forma de extração dos dados apresentados.
Até o ano de 2017, o relatório era elaborado a partir das informações preenchidas em formulários próprios pelos Promotores de Justiça. A partir de 2018, os dados do relatório passaram a ser extraídos diretamente do banco de dados do Sistema de Informação e Gestão (SIG-MPSC), software utilizado pela Instituição para gestão, produção e integração de processos eletrônicos com o Poder Judiciário, e tendo como parâmetro para a sua extração as determinações contidas na Resolução 74/2011 do CNMP e seus anexos.
Para este ano, graças à participação ativa da equipe da Corregedoria-Geral do Ministério Público na definição dos critérios de extração dos dados e ao apoio dos servidores do Setor de Sistemas da Área Fim (SEFIM), da Gerência de Ciência de Dados e Inovação (GECDI) e da Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO), foram construídos painéis com quadros e gráficos - com base nas classes, assuntos e movimentações lançadas nos cadastros dos procedimentos registrados no SIG-MPSC - que permitem analisar os números, além de possibilitar algumas interações, como verificar os dados de uma determinada comarca do Estado ou refinar a busca para extração das informações de forma mais detalhada.
Por ser a Corregedoria-Geral responsável pela elaboração de relatórios com dados estatísticos das atividades das Promotorias de Justiça e pela organização dessas informações, esse processo de extração e detalhamento dos dados representa um significativo avanço. Sob o aspecto estatístico, será possível aperfeiçoar a análise de dados com o objetivo de aprimorar o planejamento institucional. Sob o aspecto correcional, a obtenção de dados diretamente do banco de dados do sistema possibilitará a identificação dos procedimentos em que foram realizados os registros, permitindo, por exemplo, a correção de eventuais equívocos no cadastramento de classes e assuntos ou no lançamento das movimentações. A partir desse processo será possível implementar ações de orientação aos membros do Ministério Público e sua equipe, para que os ajustes sejam promovidos, tornando as informações extraídas do sistema mais fidedignas.
Com essas inovações, espera-se que o Relatório Estatístico seja, para além de um relatório meramente com dados, uma efetiva ferramenta de planejamento institucional.