Imagem do martelo que representa o julgamento

Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR)

O Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) presta suporte técnico em face de quaisquer questões que venham a ser suscitadas pelos órgãos da estrutura do Ministério Público no desempenho de suas atividades funcionais, nas áreas de políticas de segurança pública, combate ao crime organizado, controle externo da atividade policial, fiscalização do sistema prisional, execução de penas, inclusive alternativas e atuação ministerial perante o Tribunal do Júri. O CCR coordena os programas do Ministério Público nas áreas criminal e de segurança pública, auxiliando na celebração de termos de cooperação técnica, protocolos de atuação e convênios com diferentes órgãos públicos. Estimula e apoia ações voltadas ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. No suporte aos Promotores de Justiça, realiza variadas atividades, destacando-se: pesquisas, estudos, pareceres, resposta a consultas e o acompanhamento de processos criminais perante o TJSC.


Atribuições

Entenda quais são as atribuições do CCR e como o Centro de Apoio trabalha em parceria com todos os Membros do MPSC.

Saiba mais

Conselho consultivo

Conheça os Membros do Ministério Público que compõem o Conselho do CCR.

Saiba mais


O MINISTÉRIO PÚBLICO E O TRIBUNAL DO JÚRI

Entenda como funcionam os julgamentos no Tribunal do Júri, em que a sociedade é que decide se um crime aconteceu e se o réu é culpado ou inocente ¿ uma participação que costuma ser o retrato da comoção popular vivida no momento. No vídeo, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior fala que "os crimes de sangue provocam um impacto que transcende o próprio círculo familiar diretamente atingido pelo crime para causar um abalo social profundo"


Programas

Tutela Difusa da Segurança Pública

O programa visa à redução da criminalidade e da violência no Estado por meio da atuação multidisciplinar, preventiva e integrada com diversos órgãos, a criação de Promotorias de Justiça Regionais de segurança pública, e a utilização de ferramentas tecnológicas de inteligência para obtenção de diagnósticos criminais.


Saiba mais

Campanhas

Rede Vida no Trânsito

Criada em 2011, a Rede Vida surgiu como tentativa de modificar a realidade do trânsito da capital de Santa Catarina, Florianópolis, que hoje sofre com o índice de cidade mais violenta do país. 

LEI MARIA DA PENHA

A Campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte" reúne esforços nos âmbito municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres.

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Esclarecer a sociedade e estimular o oferecimento de denúncias que permitam proteger as vítimas e punir seus agressores é o objetivo da campanha.


Publicações Técnicas

Os Centros de Apoio Operacional produzem uma série de documentos para orientar Membros e Servidores do Ministério Público em suas funções e também para auxiliar instituições parceiras e a própria população para o efetivo cumprimento das leis.

O Poder Judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha - CNJ

Levantamento de informações sobre a atuação do Poder Judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha

download ver slide share

Juventude Viva - Homicídios e Juventude no Brasil

Diagnóstico da violência contra os jovens brasileiros desenvolvido pelo Professor Julio Waiselfisz

download ver slide share



Entre em contato

Contato

Rua Pedro Ivo, 231 - Centro - Ed. Campos Salles - 880100070- Andar: Nono
Fone: (48) 3330-9500
e-mail: ccr@mpsc.mp.br