O Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) é o responsável por orientar, auxiliar e facilitar a atuação dos Promotores de Justiça na defesa do ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum da sociedade e essencial à sadia qualidade de vida.
Nesta edição do Promotor Responde o Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, explica o que deve ser feito quando há o interesse em construir em um terreno.
A Regularização Fundiária Urbana é um tema de bastante relevância para o Ministério Público catarinense que tem como norte a proteção ao meio ambiente e o direito à moradia. Com a Medida Provisória publicada no dia 22 de dezembro de 2016, o processo tradicional de regularização título a título passa a ter algumas mudanças detalhadas na entrevista com o Coordenador de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli.
Em uma Ação, o Ministério Público requer a paralisação do Projeto Porto Baleia que prevê a construção de mil hectares em uma planície costeira composta por áreas de preservação, dunas e restingas.
O Plano Geral de Atuação do Ministério Público 2018/2019 estabeleceu como prioridade institucional "o combate à corrupção para a transformação social" e, na área ambiental, objetiva "buscar o aperfeiçoamento e a eficiência dos serviços, por meio da transparência, prestados pelos órgãos municipais e estaduais que atuam na área do meio ambiente".
Em decorrência do Plano Geral de Atuação, com auxílio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, foi deflagrado o Diagnóstico do SISMUMA nos Municípios habilitados ao licenciamento de atividades com impacto ambiental local pelo CONSEMA. A partir do diagnóstico, as Promotorias de Justiça de cada comarca puderam identificar as deficiências e buscar as medidas extrajudiciais e judiciais para resolver os problemas existentes. Saiba mais no vídeo.
O Programa tem como objetivo principal preservar o meio ambiente por meio da destinação correta do lixo doméstico no Estado de Santa Catarina.
Saiba maisO objetivo é apurar responsabilidades em função do baixo índice de saneamento básico nos municípios catarinenses.
O Programa estimula a estruturação dos arquivos públicos e adequação da gestão da documentação de valor histórico.
Saiba maisO objetivo das ações educativas é esclarecer à sociedade catarinense, especialmente nas cidades litorâneas onde a prática é mais comum, que a farra do boi é crime e causa intenso sofrimento ao animal.
Materiais da campanha
Ouça aqui o jingle da campanha contra a farra do boi;
Veja aqui o cartaz da campanha contra a farra do boi.
Mais sobre a campanhaOs Centros de Apoio Operacional produzem uma série de documentos para orientar os Membros e Servidores do Ministério Público em suas funções e também para auxiliar instituições parceiras e a própria população para o efetivo cumprimento das leis.
O Guia fornece subsídios à ampliação do Serviço Público de Saneamento Básico em SC.
download ver slide shareO Sistema Integrado de Defesa Ambiental - SISDAM, tem a finalidade de desenvolver ações e medidas destinadas à proteção, preservação e recuperação dos diferentes recursos naturais, culturais e artificiais que se inserem no conceito de meio ambiente, prevenindo e reprimindo atos e atividades causadoras ou potencialmente causadoras de degradação ambiental ou de danos à ordem urbanística.
Rua Pedro Ivo, 231 - Centro - Ed. Campos Salles - 88010070 - Andar: Nono
(48) 3330-9430
cme@mpsc.mp.br