Demandas Relacionadas à COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos
Nesta página você encontrará Informações sobre a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com relação ao COVID-19. Os dados foram coletados a partir do envio de link para preenchimento de formulário online para mais de 250 entidades cadastradas. Os dados apresentados correspondem ao consolidado de respostas enviadas a partir de 17 de abril de 2020, e quanto aos casos confirmados e óbitos é realizada assim que comunicado pelo órgão sanitário estadual. Assim sendo, na data da consulta, o Painel estará atualizado
Estes indicadores apresentam a quantidade de idosos e trabalhadores com confirmação de COVID-19, óbitos e demais informações.
As cidades que tiveram mais ILPIs que participaram são Joinville, Florianópolis, São José e Blumenau. Confira também, abaixo, a quantidade de residentes em ILPIS por municípios.
Conforme os dados levantados, a maioria das ILPIS no estado de Santa Catarina são Privadas.
A principal dificuldade reportada pelas ILPIs é de acesso ou disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tanto pelo valor quanto disponibilidade comercial. Outras dificuldades seriam: afastamento de trabalhadores e substituição dos mesmos, produtos de higiene e espaço interno para isolamento de residentes suspeitos ou confirmados de COVID-19. Algumas ILPIs apontaram mais de uma dificuldade.
Os resultados do Formulário de Identificação de Demandas Relacionadas à COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência foram disponibilizados às Promotorias de Justiça do estado e apresentados a outros órgãos de garantia e defesa das pessoas idosas - Conselho Estadual do Idoso, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC) para articular possíveis ações conjuntas.
Caso seja representante de ILPI e não tenha respondido o Formulário, acesse e responda!
E Para realizar a atualização quinzenal das informações, acesse aqui o Formulário de Atualização .