Detalhe
Institui o Plano Geral de Atuação do Ministério Público de Santa Catarina, para o período de 1° de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019.
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 18, inciso X, da Lei Complementar estadual n. 197, de 13 de julho de 2000 Lei Orgânica do Ministério Público de Santa Catarina,
CONSIDERANDO que compete ao Procurador-Geral de Justiça estabelecer o Plano Geral de Atuação do Ministério Público, segundo dispõe o art. 81, caput, da Lei Complementar estadual n. 197, de 2000;
CONSIDERANDO que o Ato n. 462/2012/PGJ dispõe sobre a elaboração do Plano Geral de Atuação por iniciativa e condução do Procurador-Geral de Justiça;
CONSIDERANDO que o Plano Geral de Atuação é um importante instrumento de democratização das decisões estratégicas da Instituição, especialmente no que se refere à definição de prioridades, permitindo uma atuação eficaz e integrada de todos os seus órgãos, sem deixar de considerar, também, as demais ações institucionais; e
CONSIDERANDO a aprovação, pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico e pelo Conselho Consultivo de Políticas e Prioridades Institucionais, do projeto do Plano Geral de Atuação encaminhado àqueles Órgãos,
RESOLVE:
Art. 1° Fica instituído o Plano Geral de Atuação do Ministério Público de Santa Catarina, nos termos do Anexo Único, parte integrante deste Ato.
Art. 2° O Plano Geral de Atuação instituído por este Ato terá vigência no período de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019.
Art. 3º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E COMUNIQUE-SE.
Florianópolis, 1º de dezembro de 2017.
SANDRO JOSÉ NEIS
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA
(Ato n. 0792/2017/PGJ)
PLANO GERAL DE ATUAÇÃO 2018/2019
Prioridade Transversal |
O MPSC no Combate à Corrupção para a Transformação Social |
O.E. 1 GARANTIR O ACESSO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A SUA EFETIVIDADE
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E TERCEIRO SETOR (CDH)
Projeto: Transparência nas Listas de Espera do SUS
Programa: Saúde Cidadã
Objetivo: Fomentar o desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública, especificamente dando publicidade às listas de espera por serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de garantir o direito à informação e permitir o exercício do controle social e da fiscalização pelos órgãos competentes.
Público-Alvo: Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Diagnosticar se o Estado de Santa Catarina e os 295 Municípios catarinenses estão dando a devida publicidade às suas listas de espera por serviços do SUS
Resultado esperado da iniciativa: Ter acesso às informações sobre o número de entes que estão dando publicidade às suas listas.
Responsável: CDH
Comparar o número de entes que davam publicidade às suas listas de espera em março de 2016 e em março de 2018
Resultado esperado da iniciativa: Ter acesso às informações sobre o acréscimo de entes que passaram a dar publicidade às listas de espera do SUS a partir dos trabalhos desenvolvidos nos anos de 2016 e 2017.
Responsável: CDH
Promover medidas para que todos os entes disponibilizem, na Internet, as listas de espera
Resultado esperado da iniciativa: Alcançar todos os entes para que suas listas de espera por serviços de saúde no SUS estejam disponibilizadas na Internet.
Responsáveis: CDH e Promotorias de Justiça
Acompanhar as medidas adotadas para que todos os entes disponibilizem, na Internet, as listas de espera por serviços do SUS
Resultado esperado da iniciativa: Ter o diagnóstico sobre o número de entes que aderiram ao Projeto Transparência nas Listas de Espera do SUS até o final de 2019.
Responsável: CDH
Resultado esperado do Projeto:
Devida publicidade das listas de espera por serviços do Sistema Único de Saúde como forma de garantir o direito à informação e de combater a prática de atos de corrupção consistentes na alteração da ordem de atendimento dos pacientes sem critérios clínicos ou cronológicos.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Número de Municípios catarinenses que estão dando publicidade às listas de espera por serviços do SUS |
200 |
295 |
Se o Estado de Santa Catarina está dando publicidade às listas de espera por serviços do SUS |
1 |
1 |
Indicadores de Acompanhamento/Operacionais |
Número de reuniões/eventos para tratar sobre a publicidade dada às listas de espera no SUS |
Número de intervenções extrajudiciais ou judiciais para promover a transparência das listas de espera do SUS |
Número de usuários do SUS que têm acesso à informação sobre a sua demanda na área da saúde |
O.E. 2 PROMOVER A PROTEÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS DOS CONSUMIDORES
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONSUMIDOR (CCO)
Projeto: Fortalecimento das Parcerias Administrativas para Proteção da Saúde do Consumidor Fortalece VISA
Objetivo: Promover a articulação com órgãos públicos municipais, estaduais e federais incumbidos da fiscalização dos setores regulados, cujos produtos e serviços podem representar riscos à saúde dos consumidores, e estimular o Poder Público a constituir e a estruturar órgãos de fiscalização de produtos e serviços potencialmente causadores de riscos à saúde dos consumidores, em especial as Vigilâncias Sanitárias.
Público-Alvo: Sociedade Catarinense.
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Reunir-se com agentes dos órgãos públicos municipais para identificação das deficiências e dificuldades e implementação de parcerias
Resultado esperado da iniciativa: Detectar as deficiências e auxiliar na implantação plena do serviço de Vigilância Sanitária Municipal, por intermédio de ações extrajudiciais e judiciais. Exigir que essas unidades trabalhem no sistema Pharos (transparência).
Responsáveis: CCO e Promotorias de Justiça do Consumidor
Promover a aproximação entre os órgãos públicos e o setor regulado, visando a orientar sobre a adequação de produtos e serviços
Resultado esperado da iniciativa: Fomentar reuniões, audiências e palestras, para conscientizar da necessidade da regularização dos estabelecimentos fornecedores.
Responsáveis: CCO e Promotorias de Justiça do Consumidor
Mensurar o quantitativo de procedimentos instaurados pelas Promotorias de Justiça relacionados ao fortalecimento das parcerias administrativas para proteção da saúde do consumidor
Resultado esperado da iniciativa: Mensurar os procedimentos, as recomendações, os TACs e as ACPs.
Responsáveis: CCO e Promotorias de Justiça do Consumidor
Manter o diagnóstico dos dados dos órgãos de vigilância sanitária no âmbito municipal
Resultado esperado da iniciativa: Coleta de dados atualizados das Visas Municipais; sistematizar diagnóstico.
Responsáveis: CCO e Promotorias de Justiça do Consumidor
Resultado esperado do Projeto:
Vigilâncias sanitárias adequadas às exigências legais instituídas em todos os Municípios catarinenses.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Percentual de Municípios com ações de vigilância sanitária pactuadas |
95% |
100% |
Percentual de Municípios que utilizam o sistema Pharos |
50% |
80% |
Indicadores de Acompanhamento/Operacionais |
Ações civis públicas ajuizadas |
Número de procedimentos instaurados |
Recomendações expedidas |
Termos de compromisso de ajustamento de conduta firmados |
Termos de cooperação e convênios celebrados |
O.E. 3 PROMOVER A DEFESA DA CONSTITUCIONALIDADE EM FACE DE LEIS E ATOS NORMATIVOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE (CECCON)
Projeto: Adequação Constitucional de Cargos Públicos
Objetivo: Realizar e acompanhar o controle abstrato de constitucionalidade de leis direcionadas à instituição de cargos públicos de provimento em comissão contrárias ao texto constitucional.
Público-Alvo: Sociedade Catarinense e Administração Pública Municipal.
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Realizar estudos de viabilidade e proposições de Ações Diretas de Inconstitucionalidade
Resultado esperado da iniciativa: Elaboração de estudos e iniciais de ADIs.
Responsáveis: CECCON e Promotores de Justiça
Acompanhar as ações diretas de inconstitucionalidade propostas
Resultado esperado da iniciativa: Controle de efetividade das ADIs propostas em face de leis direcionadas à instituição de cargos públicos de provimento em comissão contrárias ao texto constitucional.
Responsável: CECCON
Resultado esperado do Projeto:
Afastar do ordenamento jurídico leis que favoreçam, direta ou indiretamente, a corrupção da Administração Pública por intermédio do provimento de cargos em comissão contrários às Constituições da República e Estadual.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Índice dos pareceres emitidos nas ações diretas de inconstitucionalidade propostas, referentes a cargos públicos de provimento em comissão que violem o texto constitucional |
100% |
100% |
Índice de cientificação das ações julgadas procedentes e/ou parcialmente procedentes em ADIs referentes a cargos públicos de provimento em comissão que violem o texto constitucional, ajuizadas pelo MPSC, com trânsito em julgado, no biênio de 2018-2019, nos termos do artigo 2º, § 1º, do Ato n. 336/2013/PGJ |
100% |
100% |
Indicadores de Acompanhamento/Operacionais |
Número de pareceres ministeriais em ações diretas de inconstitucionalidade |
Número de Municípios abrangidos pelo projeto |
O.E. 4 QUALIFICAR A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO ENFRENTAMENTO DA CRIMINALIDADE
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL CRIMINAL (CCR)
Projeto: Combate à corrupção envolvendo agentes da área da segurança pública no âmbito do controle externo da atividade policial
Objetivo: Identificar, com a utilização de ferramentas de inteligência e cooperação interinstitucional, possíveis agentes públicos envolvidos com atos de corrupção.
Público-Alvo: Agentes das instituições vinculadas à área da Segurança Pública.
Iniciativa a ser desenvolvida:
Formação de parcerias institucionais para troca de informações com organizações ligadas à área de Segurança Pública
Resultado esperado da iniciativa: Identificação de possíveis casos de corrupção e/ou de infiltração criminosa ou tentativa de infiltração no aparato da Segurança Pública.
Responsável: CCR
Resultado esperado do Projeto:
Identificação e consequente neutralização de casos de infiltração ou tentativa de infiltração criminosa no aparato estatal da Segurança Pública via corrupção de agentes públicos.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Não mensuráveis |
Indicador de Acompanhamento/Operacional |
Bancos de Dados Integrados |
O.E. 5 PROMOVER E DEFENDER OS DIREITOS E AS GARANTIAS INFANTOJUVENIS
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (CIJ)
Projeto: Acompanhamento dos Planos Estadual e Municipais de Educação, relacionados às atribuições do Ministério Público
Objetivo: Acompanhar a execução dos Planos Estadual e Municipais de Educação naquilo que se refere às atribuições do Ministério Público, por meio do CIJ, e cujas metas sejam mensuráveis estatisticamente (metas a serem identificadas posteriormente).
Público-Alvo: Crianças, Adolescentes e Sociedade.
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Levantamento dos Planos Municipais de Educação aprovados
Resultado esperado da iniciativa: Planilha com o resultado do levantamento.
Responsável: CIJ
Formalização de parceria com o Tribunal de Contas do Estado, para acesso aos diagnósticos e às inspeções realizadas pelo órgão
Resultado esperado da iniciativa: Planilha com o resultado dos dados encaminhados pelo Tribunal de Contas.
Responsável: CIJ
Diagnóstico de cada Município na implementação das metas do Plano Municipal de Educação
Resultado esperado da iniciativa: Planilha com o resultado do levantamento.
Responsável: CIJ
Promoção de ações para o acompanhamento dos Planos de Educação e inclusão das metas nas Leis Orçamentárias do Município
Resultado esperado da iniciativa: Relatório do acompanhamento e do status de execução dos Planos.
Responsável: CIJ e Promotorias de Justiça
Resultado esperado do Projeto:
Execução das metas previstas nos Planos Estadual e Municipais de Educação, com a consequente melhoria dos indicadores da educação em Santa Catarina.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Ampliação do número de crianças de 0 a 3 anos atendidas pela educação infantil |
10% |
20% |
Municípios com lei orçamentária com previsão para execução do planejamento dos PMEs, a partir de provocação do Ministério Público |
20% |
40% |
Indicadores de Acompanhamento/Operacionais |
Número de diagnósticos encaminhados |
Número de Procedimentos Administrativos instaurados |
O.E. 6 ASSEGURAR A DEFESA E A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE URBANO E RURAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CME)
Projeto: Legalidade Ambiental e Sustentabilidade
Objetivo: Buscar a fiscalização e o aperfeiçoamento, por intermédio da transparência e eficiência, das ações desenvolvidas pelos órgãos municipais e estaduais que atuam na área do meio ambiente.
Público-Alvo: Membros, Administração Pública e Sociedade.
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Manter atualizado o diagnóstico da estrutura e da eficiência dos órgãos públicos municipais e estaduais quanto ao licenciamento e à fiscalização
Resultado esperado da iniciativa: Diagnósticos realizados.
Responsáveis: CME e Promotorias de Justiça
Buscar adequação dos órgãos às exigências legais, técnicas e estruturais de forma eficiente e transparente
Resultado esperado da iniciativa: Órgãos adequados.
Responsáveis: Promotorias de Justiça
Exigir dos Municípios a adequação do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA)
Resultado esperado da iniciativa: Municípios adequados.
Responsáveis: Promotorias de Justiça
Buscar a responsabilização criminal e por atos de improbidade administrativa
Resultado esperado da iniciativa: Infratores responsabilizados em todas as esferas.
Responsáveis: Promotorias de Justiça
Resultado esperado do Projeto:
Melhoria das ações desenvolvidas pelos órgãos públicos ambientais.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Índice de Municípios com estrutura técnica adequada para licenciamento ambiental |
50% |
70% |
Índice de julgamentos de procedimentos administrativos das infrações ambientais |
20% |
50% |
Indicador de Acompanhamento/Operacional |
Número de Ações Civis Públicas (ACPs), Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas (TACs), Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs), Procedimentos Preparatórios (PPs), Inquéritos Civis (ICs) e Recomendações |
O.E. 7 COMBATER A CORRUPÇÃO E DEFENDER COM EFICIÊNCIA O PATRIMÔNIO PÚBLICO E A MORALIDADE ADMINISTRATIVA
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA (CMA)
Projeto: Serviço Prestado, Contrato Fiscalizado
Objetivo: Aprimorar a fiscalização desenvolvida pelo Ministério Público sobre os contratos de consultoria e publicidade.
Público-Alvo: Promotores de Justiça e Sociedade Catarinense.
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Ampliação da análise sobre os contratos de publicidade, verificando a efetiva aplicação da Lei n. 12.232/2010 e os vícios mais comuns nas licitações
Resultado esperado da iniciativa: Informação às Promotorias sobre problemas mais comuns nos contratos.
Responsável: CMA
Levantamento das despesas com contratos de consultoria realizadas por Municípios e pelo Estado SC
Resultado esperado da iniciativa: Relatório de despesas que contextualize os gastos com consultoria, no âmbito dos contratos de prestação de serviços celebrados pelo ente público.
Responsável: CMA
Criação de roteiro para fiscalização dos contratos de consultoria e divulgação para classe
Resultado esperado da iniciativa: Otimização da fiscalização dos contratos, tendo por base as instruções normativas e decisões do TCE sobre o tema.
Responsável: CMA
Resultado esperado do Projeto:
Consolidação de estratégias de fiscalização eficazes, que propiciem ao Membro do Ministério Público conhecimento acurado a respeito dos contratos que constituem objeto do Projeto em sua Comarca e otimizem as ações de controle, dissuadindo fraudes.
Indicador Social/Estratégico |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Índice de Portais adequados às exigências da Lei n. 12.232/2010 |
15% |
30% |
Indicadores de Acompanhamento/Operacionais |
Contratos de Consultoria Avaliados |
Procedimentos Abertos |
Índice percentual das despesas com consultoria em relação ao orçamento público |
Índice percentual das despesas com publicidade em relação ao orçamento público |
O.E. 8 PREVENIR E REPRIMIR A SONEGAÇÃO FISCAL NOS ÂMBITOS ESTADUAL E MUNICIPAL
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA ORDEM TRIBUTÁRIA (COT)
Projeto: Transparência Fiscal
Programas: Saúde Fiscal dos Municípios e Combate à Sonegação Fiscal
Objetivo: Garantir a isonomia tributária e o respeito à capacidade contributiva assegurados na Constituição Federal (art. 150, II, e art. 145, § 1º), atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa.
Público-Alvo: Sociedade Catarinense, Estado de Santa Catarina e Municípios Catarinenses.
Iniciativas a serem desenvolvidas:
Acompanhar as alterações das leis municipais na revogação de benefícios fiscais concedidos em desacordo com a Lei Complementar n. 157/2016
Resultado esperado da iniciativa: Elaboração de diagnóstico acerca das legislações municipais que foram adequadas à Lei Complementar Federal n. 157/2016.
Responsável: COT
Ajustar a legislação tributária referente à concessão de benefícios fiscais que não esteja adequada ao tratamento normativo superior, mediante a adoção de medidas extrajudiciais cabíveis, limitando o excesso de discricionariedade administrativa que possa resultar na prática de atos de corrupção
Resultado esperado da iniciativa: O estabelecimento de um marco inicial do tratamento isonômico tributário na concessão de benefícios fiscais, em respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa.
Responsáveis: COT e Promotorias de Justiça
Identificar a existência de benefícios fiscais concedidos em desacordo com o ordenamento jurídico e o descumprimento de condições que justificaram o seu deferimento, promovendo as medidas judiciais adequadas para a correção ou o cancelamento de eventuais distorções
Resultado esperado da iniciativa: Adequação ou cancelamento de benefícios fiscais concedidos pelo Estado de Santa Catarina ou pelos Municípios, em desacordo com a legislação superior.
Responsáveis: COT e Promotorias de Justiça
Resultados esperados do Projeto:
Evitar a concessão indiscriminada de benefícios fiscais em detrimento da arrecadação tributária do Estado e dos Municípios Catarinenses.
Impedir desvirtuamentos de conduta de agentes públicos na concessão de benefícios fora das hipóteses legais ou, ainda, a falta de fiscalização e acompanhamento das condições eventualmente fixadas para sua concessão.
Garantir a transparência e a isonomia de tratamento tributário.
Indicadores Sociais/Estratégicos |
Meta 2018 |
Meta 2019 |
Índice de adequação da legislação Tributária Estadual às normativas Constitucionais e Federais |
100% |
100% |
Índice de Municípios com legislação tributária adequada às normativas Constitucionais e Federais |
60% |
100% |
Índice de cancelamento ou adequação dos benefícios fiscais concedidos irregularmente |
50% |
100% |
Indicador de Acompanhamento/Operacional |
Número de Municípios com diagnóstico da legislação tributária permissiva de benefícios fiscais realizado |