Rádio MPSC

Ouça a Coordenadora estadual do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho.

Carregar arquivo do audio aqui!


Post

Uma nova e abrangente etapa de fortalecimento das ações do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) no Esporte alcançou profissionais que atuam com as modalidades de futebol de salão e handebol em Santa Catarina. No sábado (22/2), a Coordenação Estadual do NAVIT levou palestras a cerca de 350 profissionais das Federações Catarinenses de Handebol e de Futebol de Salão. 

Nos encontros, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com diversas instituições, apresentou o projeto do NAVIT Esporte, que desenvolve ações de prevenção e combate ao assédio e à violência sexual a atletas e paratletas, entre outros delitos, no âmbito esportivo. Os trabalhos foram ministrados pela Coordenadora Estadual do NAVIT e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, e pela Vice-Coordenadora do NAVIT Esporte, Promotora de Justiça Caroline Sartori Velloso Martinelli. 

Os participantes receberam folders sobre o NAVIT, esclareceram dúvidas e aprenderam sobre os objetivos do núcleo, os atendimentos acolhedores e humanizados, o funcionamento da rede de proteção, as abordagens para evitar a revitimização de crianças e adolescentes e a importância das denúncias. 


Post

Ambiente seguro 

"O esporte deve ser um ambiente seguro, onde atletas e paratletas possam desenvolver suas atividades com tranquilidade, e é nosso dever agir de forma proativa para prevenir esses crimes e garantir um atendimento humanizado às vítimas. A parceria com as federações esportivas demonstra a importância do engajamento de todas as instituições para garantir a proteção e a efetividade dos direitos dos atletas e paratletas catarinenses e a integridade do esporte", destacou a Coordenadora Estadual do NAVIT, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho. 

O papel do NAVIT Esporte é estabelecer uma atuação em rede, tanto com os órgãos municipais e estaduais que já integram o NAVIT quanto com os profissionais da área do esporte. A intenção é que em cada evento esportivo haja um canal com o NAVIT. "Muitas vezes as vítimas não compreendem o que estão sofrendo, por isso a importância desse conhecimento e diálogo que o NAVIT está levando também no meio esportivo para disseminar conhecimento", ilustrou a Promotora de Justiça Caroline Sartori Velloso Martinelli. 

O encontro com a Federação Catarinense de Handebol aconteceu na sede da FUCAS, em Florianópolis, e reuniu mais de 50 profissionais da arbitragem. 


Post

Mobilização em todas as regiões 

O Presidente da Federação Catarinense de Handebol, Alziro Golfetto, assinalou que a mobilização já foi feita com a Federação Catarinense de Basketball e atingirá todas as regiões do Estado. "É muito importante para o esporte de Santa Catarina e para as federações. Em determinado momento, as federações não tinham a quem recorrer. Hoje, o Ministério Público é um parceiro e está viabilizando todo esse projeto que vai abranger todas as regiões de Santa Catarina, propiciando muita proteção ao esporte que é praticado", afirmou. 

Em São José, a capacitação com a Federação Catarinense de Futebol de Salão foi durante um evento da entidade que reuniu 310 oficiais, entre árbitros, anotadores e cronometristas, além da diretoria da entidade e de integrantes da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal. "A nossa modalidade tem crescido a cada dia, sendo a mais exercida no Brasil todo. Então, com isso, a orientação aos profissionais que estão trabalhando diariamente é muito importante", agradeceu o Vice-Presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, André Luiz Dalpiaz. 

Post

O NAVIT 

O NAVIT, cujos atendimentos começaram na Capital em 2022, trabalha em três eixos - atendimento, apoio e acompanhamento às vítimas -, envolvendo, além do MPSC, instituições governamentais e não governamentais, em uma grande rede de proteção às vítimas. Atualmente, o NAVIT está em Florianópolis, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Joinville e Brusque.

Expandir o NAVIT no Estado é uma das prioridades institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC, alcançando os 295 municípios para dar voz, apoio e orientação às vítimas de crimes. 

Termo de cooperação 

Em outubro de 2024, entidades esportivas de Santa Catarina assinaram um termo de cooperação técnica com o MPSC para a criação do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes na área esportiva, o NAVIT Esporte. Celebraram o compromisso a Fundação Catarinense de Esporte, a Associação das Federações Desportivas do Estado de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Handebol e o Conselho Regional de Educação Física. Com a medida, ampliou-se a mobilização do MPSC com a proteção às vítimas por meio dos núcleos, intensificando o alcance das campanhas preventivas no Estado por meio do NAVIT.