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O NAVIT, Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes, atendeu três casos durante as noites de 28 de fevereiro e 1º de março no espaço montado na Passarela Nego Quirido durante os desfiles das agremiações, na capital catarinense.  Foram dois casos de perda de celular e uma perda de documento.

A ação foi um trabalho conjunto que envolveu representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), OAB, Polícia Civil e Prefeitura de Florianópolis. 

Para a Coordenadora do Centro de Apoio Criminal, Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, o NAVIT, em seu segundo ano na passarela do samba, conseguiu ampliar sua atuação. "Foi um trabalho de equipe feito com muita responsabilidade durante as duas noites. Felizmente, não registramos casos mais graves de violência. Agradecemos todos os parceiros do Ministério Público de Santa Catarina. Estamos aos poucos tornando o NAVIT conhecido e presente. E as vítimas puderam ser devidamente amparadas e orientadas ainda no local", ressaltou a Coordenadora do CCR do MPSC. 

A sala de acolhimento ao público do NAVIT foi montada dentro da estrutura da Passarela Nego Quirido. Os atendimentos iniciaram às 21h, nas duas noites, e se estenderam até o final dos desfiles, já na madrugada do dia seguinte. 

A Liga das Escolas de Samba é uma das entidades que incentivou e efetivamente participou do trabalho do NAVIT nas noites dos desfiles. "Quero aqui agradecer à pessoa do doutor Jadel, do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, todos os órgãos envolvidos nessa grande campanha, junto com a Prefeitura de Florianópolis, em prol de mais segurança, direito e respeito a todos os foliões que fazem parte do carnaval. Carnaval é inclusão, carnaval é do povo preto e merece respeito. E para finalizar, não se cale. Mulheres, seus direitos estão aqui, o NAVIT está aqui para proteger você", ratificou o Presidente da Liesf, Joel Costa Júnior. 

Além do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representantes das instituições parceiras estiveram presentes na sala de atendimentos do carnaval de Florianópolis de 2025. 

A Polícia Civil, por exemplo, atuou para agilizar a proteção das vítimas. "Fizemos um atendimento diferenciado às vítimas de violência. Este ano com uma inovação, que foram os pedidos de Medida Protetiva de urgência e tomando Termos de Declaração preliminar das vítimas já no local, para que as vítimas não precisassem novamente se deslocar até as delegacias", explicou o escrivão da PC, Marlon Ricarcatto. 

A Ordem dos Advogados do Brasil também esteve presente nos atendimentos do NAVIT neste fim de semana. "É fundamental que no processo do carnaval, que é esse momento de festa, a gente também possa discutir e entender que nenhum tipo de discriminação cabe aqui ou em qualquer lugar. Seja violência contra a mulher, seja homofobia, seja xenofobia, seja o machismo, seja o racismo. E, pelo segundo ano, a Ordem dos Advogados do Brasil particip"¿, explicou José Ribeiro da Comissão de Igualdade Racial da OAB. 

CONHEÇA O NAVIT 

Criado em 2020, o NAVIT busca oferecer um atendimento humanizado e rápido às pessoas afetadas pela criminalidade. O núcleo começou na capital, mas foi regionalizado e já opera nas cidades de Criciúma, Lages, Joinville, Itajaí, Rio do Sul e Brusque. Outras comarcas, como Blumenau, Tubarão, Joaçaba e São Miguel do Oeste, deverão receber unidades do NAVIT em 2025. Sua regionalização é uma das prioridades institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça. O objetivo é levá-lo a todas as regiões do Estado, alcançando os 295 municípios, para dar voz, apoio e orientação às vítimas de crimes. 

O NAVIT trabalha em rede com diversas instituições e visa atender de forma integral às vítimas de crimes e seus familiares, garantindo apoio humanizado e rápido.