A manhã de segunda-feira (21/10) começou diferente para os alunos do sexto ano da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps, em Três Barras, no Planalto Norte catarinense. A aula de Educação Física foi substituída pela visita do Promotor de Justiça João Augusto Pinto Lima, que levou à unidade escolar o projeto Cultivando Atitudes, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A ação oportuniza a interação com os alunos e professores em sala de aula, por meio de uma conversa, para tratar de assuntos do dia a dia dos adolescentes, como direitos e deveres, cuidado com o meio ambiente, bullying, cidadania, ética e combate à violência. Também foram repassadas informações sobre a atuação do MPSC na Comarca de Canoinhas.
Na escola em Três Barras, mais de 30 alunos acompanharam a palestra do Promotor de Justiça, que tratou sobre a importância da ética e do bom convívio na escola e na sociedade, bem como de boas práticas e atitudes que formam o caráter de cada um. Ele deu exemplos de condutas que ferem a ética e a moral, como furar a fila do lanche, e destacou a necessidade de cuidados com equipamentos e materiais escolares.
Durante sua explanação, ao interagir com os alunos, o membro do Ministério Público falou sobre os direitos que cada um tem e que estão assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Trouxemos para os estudantes alguns conceitos que podem ajudá-los dentro de suas realidades. Também explicamos onde podem buscar a garantia dos seus direitos e que o Ministério Público de Santa Catarina está de portas abertas para recebê-los", destacou João Augusto Pinto Lima.
Ele ressaltou, ainda, que ¿a garantia desses direitos depende também dos adolescentes, por meio de seus comportamentos em relação aos colegas. Tratamos bastante sobre ética, educação e a prática do bullying. Espero que o encontro tenha de alguma forma contribuído com essa semente para esses jovens¿.