Post

Nos dias 23 e 24 de maio, o Promotor de Justiça da 12ª Promotoria da Comarca de Lages, George André Franzoni Gil, conversou com cerca de 100 Policiais Militares de Santa Catarina sobre evolução, aperfeiçoamento, identificação de crise, aprimoramento técnico e mudança de hábitos, tendo em vista o paradigma das decisões judiciais proferidas por tribunais superiores. O encontro aconteceu no auditório do curso de Engenharia da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Na oportunidade, o Promotor de Justiça ressaltou a importância de a Polícia Militar e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) evoluírem em suas atuações nos casos criminais em que os tribunais superiores acabam mudando aquilo que vinha sendo adotado como regra em decorrência dos hábitos que as instituições possuem.

"As palestras foram bastante didáticas. Analisamos, juntamente dos Policiais Militares, diversos julgados, vídeos de pontos positivos e negativos afetos às abordagens (buscas pessoais/domiciliares), bem como recebemos diversas sugestões e apontamos outras a eles no sentido de que evoluamos e, consequentemente, tenhamos um maior grau de sucesso nos processos", diz o Promotor de Justiça. 

Foi destacado o compromisso ético, a obediência à lei, e o Promotor de Justiça lembrou que o objetivo comum é a segurança pública. Foram apontados elementos sobre gestão, crise, identificação de pontos de evolução, mudança de hábitos e perspectivas estabelecidos em diversas obras, como "Princípios", de Ray Dalio; "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Canergie; "O homem mais rico da Babilônia", de George S. Clason"; e "O poder do hábito", de Charles Duhigg.

Os próprios integrantes da Polícia Militar apontaram aprimoramentos a serem adotados em sua atuação, analisaram seus casos, fizeram sugestões para o MPSC e entenderam a necessidade constante de evoluir. Foi destacado, ainda, que é preciso ser combativo; é salutar treinar muito, mudar hábitos, vencer ideias preconcebidas; entender que o objetivo, regido pela lei e nos termos de sua interpretação, é o compromisso; é necessário perguntar e triangular ideias quando não se sabe; é importante diagnosticar e estrategicamente vencer as dificuldades, adaptando-se continuamente às novas que aparecerão.

Por fim, foi destacado que a obediência à lei, a padrões éticos e a coerência moral, uma vez perdidas, dificilmente são recuperadas. O Promotor de Justiça finalizou citando um trecho do livro "Princípios", de Ray Dalio: "Organismos, organizações e indivíduos são sempre altamente imperfeitos, porém, capazes de evoluir. Assim, em vez de ficarmos parados e escondermos nossos erros para fingir que somos perfeitos, faz sentido descobrir nossas imperfeições e lidar com elas. Você aprenderá lições valiosas e seguirá mais bem equipado rumo ao sucesso, ou fracassará. Como diz o ditado: evolua ou morra".