O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou nesta quarta-feira, 8/5/2024, os resultados da etapa "Pitch MPSC" do Edital de Chamamento Público nº 001/IMPULSOLAB. Durante os dias 14/03/2024 a 26/03/2024, foram realizados os pitches (apresentações breves) das soluções inovadoras das empresas de tecnologia e startups inscritas no chamamento. Foram 30 horas de apresentações de soluções inovadoras para os quatro desafios de inovação aberta. 

Ao todo, 67 startups ou empresas de tecnologia participaram trazendo soluções para os 4 desafios propostos no edital, enquanto o número de desistentes foi de 20. Destas, 24 startups e empresas de tecnologias tiveram suas soluções aceitas. O Edital de Chamamento Público faz parte do Programa de Inovação Aberta desenvolvido pelo Laboratório de Inovação iMPulsoLab do MPSC em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). 

Integraram a Comissão Avaliadora membros e servidores do MPSC dos setores responsáveis pelos desafios (CCR, CRCRIM, COLOG e COT), assim como a equipe do iMPulsoLAB e dos setores GETD, GECD e GEAU (representando a COTEC), CAT e COPLAN. A etapa "Pitch MPSC" teve como objetivo avaliar a viabilidade e a eficácia das soluções apresentadas para atender às necessidades específicas do MPSC. As soluções inovadoras aceitas serão usadas para embasar o "Documento de Estudo Técnico Preliminar" (ETP), que é uma fase de planejamento para futuras aquisições, conforme estabelecido no Edital. 

A avaliação das propostas, realizada pela comissão avaliadora, baseou-se em critérios presentes no Edital de Chamamento, como o alinhamento técnico das soluções com os desafios propostos, o estágio de desenvolvimento das tecnologias e a capacidade de adaptação às necessidades do MPSC. 

As empresas selecionadas não estão automaticamente contratadas. Suas soluções irão compor a fase de planejamento feita por meio do Estudo Técnico Preliminar para possíveis aquisições futuras. 

O coordenador do iMPulsoLab, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado reforça que as ferramentas apresentadas podem deixar os serviços mais rápidos e ágeis. "Por meio das apresentações tivemos importantes soluções inovadoras que poderão colaborar com os desafios do MPSC", disse. 

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, afirma que a conclusão desta etapa e a evolução contínua do ciclo de inovação "são reflexos do caminho do MPSC, de ser cada vez mais eficiente, resolutivo e, principalmente, pró-ativo, por meio de soluções que fortaleçam a nossa atividade finalística e possibilitem maior acesso ao cidadão na garantia de seus direitos". 

Para a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciana Uller Marin, "a avaliação das propostas é um momento muito importante, porque além de esclarecer as necessidades e prioridades dos desafios lançados pelo MPSC e possibilitar o intercâmbio de informações com as empresas e startups de tecnologia participantes dos desafios, representa um grande passo no desenvolvimento do 2º Ciclo de Inovação Aberta". 

Resultados do Pitch e Próximos Passos 

Confira a lista de empresas aceitas, por desafio: 

- Desafio 1: Identificar Provas Digitais Relevantes para Apoiar nas Investigações 

Criminais do MPSC - Empresas aceitas: 

- Dígitro Tecnologia 

- Conformitá Consultoria Empresarial LTDA 

- Web4business 

- Abx Telecom 

- 4Security Tecnologia da Informação 

- Samaia IT 

- Control Risks 

- Offer Technologies LTDA 

- Atlas.IA 

- Desafio 2: Redefinir a Gestão de Recursos Criminais do MPSC - Empresas aceitas: 

- Elint 

- Dígitro Tecnologia 

- Neomind 

- Abx Telecom 

- Neuron Lab 

- Desafio 3: Avanços na Gestão Patrimonial do MPSC* - Empresas aceitas: 

- Atena ESG 

- Byond 

- AZ Tecnologia em Gestão 

- Atualiza Sistemas 

- Desafio 4: Automatização da Gestão de Dados Tributários - Empresas aceitas: 

- Duti Tecnologia Tributária 

- Datalog 

- Atena ESG 

- WEB4business 

- Synapsystem 

- Wonow 

- ABX Telecom 

- Neuron Lab 

- Mr Turtle 

O MPSC, por meio da ACATE, entrará em contato com as empresas cujas soluções foram aceitas para discutir os próximos passos. 

As empresas cujas propostas não foram aceitas são encorajadas a continuar engajadas e atentas a futuros chamamentos. Dependendo do modelo de compra e das necessidades futuras, até mesmo dos Desafios de Inovação Aberta atuais, pode haver novas oportunidades para reintroduzir as suas soluções. O MPSC reitera o compromisso de manter um processo aberto e transparente, disponibilizando informações frequentes sobre novas oportunidades de participação. 

Na área de Inovação, no Portal MPSC, também é possível acessar as atas das reuniões da Comissão Avaliadora e tirar dúvidas por meio de uma lista de Perguntas e Respostas Mais Frequentes. A lista com as empresas aceitas também está disponível no Diário Oficial da Instituição. 

O Chamamento Público faz parte do compromisso do MPSC com a inovação e a adoção de tecnologias que possam aprimorar a eficácia e eficiência de suas operações. 

O Programa de Inovação Aberta é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação iMPulsoLab do MPSC em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).