Com o objetivo de manter um contato direto, amplo e esclarecedor com a sociedade, o MInistério Público de Santa Catarina (MPSC) utiliza as redes sociais como canais de comunicação e de relacionamento com os seus diferentes públicos para divulgar serviços, ações, notícias, campanhas e eventos que influenciam diretamente a vida das pessoas.

O perfil no Instagram é o canal mais recente. A faixa etária com maior público é a de 25 a 34 anos de idade. A página foi criada no final de 2018, e conta com mais de 15.500 seguidores, sendo 66% mulheres e 34% homens.

A página do MPSC no Facebook segue a mesma tendência. Entre os seguidores, 69% são mulheres. O público feminino também é o que mais participa, respondendo por 61% das manifestações nas postagens, por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos. De 2014 até agora já são quase 40 mil seguidores no Facebook.

A presença no Twitter iniciou em 2009 e, no ano passado, o perfil do MPSC alcançou os 34 mil seguidores. Este canal é usado para a divulgação das notícias do MPSC quase ao mesmo tempo em que são publicadas e para o acompanhar eventos e até mesmo julgamentos de casos de maior relevância e impacto junto à população catarinense.  

No YouTube, canal do MPSC exibe reportagens e vídeos que explicam a missão do Ministério Público

Post

 O canal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no YouTube - o primeiro canal oficial de um Ministério Público na plataforma -  foi ao ar no dia 6 de outubro de 2008. De lá para cá, além de vídeos, são disponibilizadas regularmente transmissões ao vivo. Em 2019 foram 12 lives. Uma delas, sobre o processo de escolha de Conselheiros Tutelares, teve 2.547 visualizações.

Nestes 12 anos, o canal totalizou mais de 1,6 milhão de visualizações, 1.450 vídeos publicados e 8.652 usuários inscritos. Somente no ano passado, mais de 803 mil minutos foram assistidos pelo público, com conteúdo voltado à educação para a cidadania e à disseminação de conhecimento a respeito das funções institucionais do Ministério Público, especialmente o de Santa Catarina.

No canal do MPSC no YouTube, o cidadão tem acesso ao conteúdo organizado por playlists. É possível encontrar vídeos que detalham diretamente as áreas de atuação da instituição, bem como assuntos recorrentes e que são tratados por meio de projetos e campanhas.

Na playlist "SUS sem falta", por exemplo, o cidadão tem acesso a todas as informações que dizem respeito às filas de espera do SUS. O conteúdo é produzido a partir de entrevistas com Promotores de Justiça e conta com animações gráficas que auxiliam a compreensão dos temas debatidos.

Com a proposta de ser uma plataforma que leve informações sobre a atuação da instituição para diferentes públicos, o canal do MPSC busca ser bastante acessível e dinâmico, com vídeos de diferentes durações e formatos.