A inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho foi destaque em uma reunião promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Turvo, na manhã desta terça-feira (12/11). A reunião integra as ações do programa Trabalhando Juntos, uma importante iniciativa do MP que busca fortalecer a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.
O objetivo do encontro foi apresentar o programa, detalhar seu funcionamento e incentivar a participação de empresas na região. Representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Araranguá, assistentes sociais dos municípios, prefeitos em exercício e eleitos, além de representantes de mais de 30 empresas das cidades de Turvo, Timbé do Sul, Ermo e Jacinto Machado, marcaram presença.
A Promotora de Justiça Ana Carolina Schmitt destacou a relevância do programa para os jovens, mencionando que cerca de 100 adolescentes estão prontos para participar do programa Jovem Aprendiz e em busca da primeira experiência profissional. A iniciativa representa uma oportunidade valiosa para esses jovens iniciarem suas carreiras e desenvolverem habilidades profissionais.
"O projeto Trabalhando Juntos é de extrema importância, uma vez que a sociedade se reúne para, em conjunto, possibilitar uma nova realidade aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é capacitar e qualificar esses jovens, fornecendo para esse público oportunidades lícitas e valorosas de ingressar no mercado de trabalho e, então, permitir que trilhem um novo caminho para as suas vidas, com autonomia e conhecimento, evitando-se, também, a evasão escolar. Como se sabe, a educação é a forma mais efetiva para transformar realidades", destacou a Promotora de Justiça.
As empresas interessadas em participar terão 15 dias para manifestar seu interesse ao Ministério Público ou ao CIEE e formalizar um termo de adesão indicando o número de vagas que pretendem disponibilizar. Após a confirmação das vagas, serão organizadas oficinas para preparar os jovens para o programa, com o apoio da rede municipal.
A Lei de Aprendizagem reforça a importância da iniciativa, ao estabelecer que empresas com pelo menos sete empregados devem contratar jovens em situação de vulnerabilidade, com idades entre 14 e 24 anos, compondo ao menos 5% do quadro de funcionários.
Como funciona o programa
A partir da articulação promovida pelo MPSC, os municípios participantes, por meio das Secretarias de Assistência Social, indicam jovens que se enquadrem no público-alvo do programa e a entidade qualificadora, como o CIEE, organiza as oficinas socioeducativas.
Ao longo do curso, os jovens e adolescentes têm a oportunidade de aprender sobre economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho, entre outros temas. Os alunos que concluem a capacitação são encaminhados às vagas de aprendiz e de estágio disponibilizadas nas empresas sensibilizadas. Em Capivari de Baixo, o curso será realizado entre os dias 10 de abril a 9 de maio e o objetivo é que os jovens saiam já com os contratos de trabalho firmados.
O Ministério Público de Santa Catarina atua no programa promovendo e articulando os demais participantes, realizando reuniões com as entidades qualificadoras e com os municípios para apresentação e adesão ao programa, bem como reuniões com empresários para sensibilização, além de fazer a supervisão geral.
Conheça mais do Trabalhando Juntos
O programa Trabalhando Juntos é uma iniciativa do MPSC, em parceria com entidades qualificadoras de aprendizagem profissional, prefeituras municipais e empresas privadas, com objetivo de promover a capacitação e a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O programa tem como público jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), em acolhimento familiar ou institucional ou em situação de evasão escolar.