O Programa Cultivando Atitudes foi minuciosamente formatado para que Promotores de Justiça possam interagir com crianças e adolescentes, em sala de aula, por meio de dinâmicas em grupo, com a promoção de debates que discutam os problemas sociais relacionados pelos estudantes, repassando aos alunos noções de cidadania e informações acerca da atuação do Ministério Público.
Entre as medidas do GVEC, está a supervisão do programa Cultivando Atitudes, enquanto cabe à Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão (GEPER) a operacionalização das atividades do programa.
No Projeto Cultivando Atitudes, os Promotores de Justiça conversam com os alunos temas atuais, como: crimes ambientais, tráfico de drogas, falta de acesso à saúde e sonegação de impostos. Nas dinâmicas em sala de aula, apresentam um material bastante didático contendo um kit com mochila ecológica, marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Nos vários modelos de lápis semente, estão impressas frases de incentivo à cidadania. Na ponta, sementes de plantas frutíferas que podem ser plantadas pelos alunos depois que o lápis acabar.
Alunos
Os alunos participam do Programa ouvindo a palestra e interagindo nas atividades propostas pelo Promotor de Justiça. Ao final, eles recebem o kit com material informativo.
Professores
Os professores são incentivadores das boas atitudes. Ao final da apresentação, eles recebem um certificado de Multiplicador. Assim como as crianças, os professores podem estimular boas ações na comunidade em que vivem.
Promotores
O Promotor de Justiça tem o papel de ser o amigo da turma, mostrando que boas atitudes incentivam a construir uma sociedade com menos injustiças e com mais valorização do ser humano.
Estude e Informe-se
Quando você tem informação, entende melhor o mundo e conquista melhores oportunidades, podendo contribuir com a sociedade.
É hora de semear boas atitudes
Para participar ou solicitar mais informações, entre em contato pelo e-mail:
geper@mpsc.mp.br